Prefeitura entregou ontem (11/04) 16 equipamentos, entre cadeiras de roda, órteses e próteses, a pacientes SUS

12 de abril de 2019 • Romualdo Filho

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, entregou na tarde desta quinta-feira (11/04), em evento realizado na Biblioteca Municipal, cadeiras de roda, órteses e próteses a pacientes do SUS que aguardavam a produção customizada desses equipamentos. Participaram da entrega os pacientes beneficiados e seus familiares, o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, e o secretário de Saúde, Pedro Mello.

A empresa contratada para confecção foi a J. E. Comércio de Produtos Ortopédicos, ganhadora do Pregão Eletrônico 272/2018, no valor de R$ 113,6 mil. Nesta primeira etapa, foram atendidos 16 usuários da rede pública de saúde que necessitavam desse atendimento especializado e estavam na fila de espera. A previsão é que ainda em abril mais 8 pessoas sejam beneficiadas, pois já tiveram suas medidas tiradas pela empresa e a customização está em andamento. Há ainda uma nova compra em elaboração pela Secretaria de Saúde, que contemplará mais 23 pacientes SUS neste ano.

“O fornecimento desses equipamentos sempre foi de responsabilidade do Estado. Mas o município não pode se omitir quando essa demanda não é atendida”, explicou Barjas Negri. “Como temos observado inúmeras vezes, é cada vez maior a responsabilidade dos municípios para que o SUS garanta qualidade no atendimento aos seus usuários, em especial aqueles que mais necessitam do apoio do poder público. Nosso governo tem se esforçado ao máximo para suprir essa falta dos demais entes da federação (Estado e Governo Federal). Um exemplo claro é a entrega desses equipamentos fabricados com recursos próprios”, observou.

Dr. Pedro Mello, secretário de Saúde, disse que a preocupação do município é com o desenvolvimento integrado dos pacientes. “Não basta apenas oferecer os serviços em casos específicos. Precisamos também garantir a esses usuários os equipamentos básicos para a sua recuperação e desenvolvimento. Mesmo diante das dificuldades, temos cumprido com qualidade o nosso papel”.

“A aquisição de materiais específicos como próteses, órteses, cadeiras de rodas, cadeiras de banho e dispositivos auxiliares para marcha tem grande influência na qualidade de vida dos pacientes, pois os mesmos garantem melhor funcionalidade e independência durante o processo de reabilitação e nas atividades do dia-a-dia. Além disso, também garantem melhor suporte e qualidade no atendimento fisioterapêutico prestado aos pacientes”, explicou Elisângela da Silva Oliveira, coordenadora da Central de Fisioterapia.

Participaram também da entrega os vereadores André Bandeira e Pedro Kawai.

PERSONA – Itamara Andréa Manoel da Silva (foto abaixo), moradora do bairro Santa Rita Garças, 47, foi acometida de neurotoxoplasmose em 2014, durante o período da Copa do Mundo, provavelmente por contato com fezes de pombos. Seu pé e mão do lado esquerdo começaram a atrofiar, porque demorou muito tempo para se diagnosticar a doença. Por causa da sequela, ela teve que se aposentar por invalidez e deixar o trabalho de auxiliar administrativo.

Com a notícia de que receberia uma órtese para cada membro, Itamara disse estar muito otimista. “No caso do pé, tenho dificuldades para usar certos tipos de calçados, o que vai resolver com o equipamento. Minha mão não consegue fazer sozinha o movimento de abrir, dificuldade que também será minimizada. Por isso estou muito otimista com a notícia e o quanto isso pode colaborar para a melhoria da minha qualidade de vida”, concluiu.