Prefeitura finaliza construção do Gatil Municipal

9 de junho de 2016 • Coordenação DAF

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) já conta com um gatil. O espaço totalmente adaptado abrigará os felinos que são recolhidos pelos agentes de zoonoses do serviço, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. A construção faz parte da obra de reforma, adequação e ampliação do CCZ, iniciada no segundo semestre de 2015, e que deverá ser concluída até agosto. Orçada em pouco mais de R$ 1 milhão, a obra está sob responsabilidade da Construtora Quality Ltda.

Segundo o médico veterinário Paulo Lara, coordenador do Canil Municipal, o novo gatil conta com 40 baias e uma ala comum para os animais, com plataformas para que os felinos possam sentir-se “livres” no ambiente. “É um espaço projetado e estruturado para que eles possam explorar e conviver. Os felinos, devido sua etologia, necessitam de espaço de convivência coletiva, diferentes dos cães”, explica o veterinário.

Lara afirma que o novo prédio foi dividido em quatro áreas, duas delas para abrigar os felinos que são recolhidos. Neste local, os animais permanecerão em quarentena e passarão pelo processo de atendimento médico veterinário do CCZ, ou seja, exames, vacinação, castração e vermifugação, além de serem chipados e então receberão alta e serão colocados para doação. “Após este processo, os gatos serão locados nas outras duas alas a espera de adoção”.

De acordo com Lara, a limpeza do local foi realizada na semana passada e a transferência dos felinos para novo espaço teve início na segunda-feira (6). “Atualmente, temos oito animais esperando um novo lar”.

OBRA DO CCZ
Além do gatil, a obra de reforma e ampliação do CCZ contempla nova recepção, adaptação dos vestiários, refeitório, sala dos funcionários, cozinha, despensa e sanitário acessível; reparo geral na edificação existente; reparo geral e adaptação para local de armazenamentos de produtos químicos; reforma e adaptação da recepção canina; construção de passarelas cobertas na ligação entre os prédios; reforma nas dependências das baias caninas; reforma do anfiteatro; demolição e reconstrução da guarita, além de reforma geral das unidades existentes.

De acordo com Lara, grande parte da construção está concluída, como o espaço para os funcionários com novos vestiários, refeitório, sala dos funcionários, cozinha, despensa e sanitário acessível; recepção e a parte estrutural de todos as dependências.

Atualmente a obra está na fase de finalização dos portões, do canil municipal, do centro cirúrgico e do piso na área externa e interna. “Os trabalhos estão na fase de acabamento e finalização de alguns espaços e acreditamos que até agosto tudo esteja totalmente concluído”, informa Lara.