Prefeitura forma 152 Agentes Comunitários de Saúde em programa federal

3 de outubro de 2023 • Felipe Poleti
Curso de formação para ACSs foi realizado em Piracicaba, de forma semipresencial, junto ao Ministério da Saúde

A Secretaria de Saúde realiza a formatura de 152 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que já atuam na rede municipal no programa Saúde com Agente, iniciativa do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). A cerimônia será amanhã, quarta-feira, 04/10, às 20h, no salão da Igreja Farol das Nações (Avenida Alberto Vollet Sachs, 2.820, Vila Independência). O curso também tem como parceiros a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Piracicaba conta hoje com 295 agentes de saúde, que atuam diretamente com a população em ações de promoção à saúde e prevenção de doenças (leia abaixo).

De acordo com a SMS, o Saúde com Agente é considerado o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido – metodologia na qual estudantes vivenciam o processo de aprendizagem por meio das modalidades presencial e à distância, de forma integrada – do país. Os agentes piracicabanos participaram da formação semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses.

Agentes de Saúde tiveram acompanhamento de preceptores locais do curso

Conforme explicou o secretário de Saúde, Douglas Koga, o intuito da capacitação é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento. “A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. Além disso, também reforça a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas”.

O QUE FAZ – O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades, sendo o profissional que realiza a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade.