Prefeitura inicia hoje 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

15 de julho de 2020 • Romualdo Filho

Público-alvo são crianças de 06 meses a adultos de 49 anos

Teve início hoje, quarta-feira (15/07), a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que acontece devido ao avanço da doença no país. O público-alvo são crianças de 06 meses a adultos de 49 anos. A campanha prossegue até 31 de agosto.

Serão realizadas duas estratégias de vacinação:

– Intensificação de vacinação: 06 meses a 29 anos – vacinação seletiva (avaliação da situação vacinal e vacinação conforme o calendário vacinal vigente);
– Vacinação indiscriminada: 30 a 49 anos.

Vale lembrar que o sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível e extremamente contagiosa. A transmissão do vírus ocorre de forma direta de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo a pessoas sem imunidade contra o vírus do sarampo, evidenciando a importância da vacinação.

Sendo assim, todos os postos de saúde do município atendem a população em seus horários habituais (CRABs e UBSs, das 8 horas às 15 horas, e USFs, das 8 horas às 16 horas). Para evitar aglomerações, os profissionais das unidades irão auxiliar na organização da fila para que as pessoas mantenham distância de aproximadamente um metro uma das outras. Leve seu filho até uma unidade de saúde com a carteirinha para que um profissional habilitado verifique se há necessidade ou não de vacinação.