Prefeitura inicia obra do anexo da UPA Piracicamirim

22 de junho de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto e fotos: Felipe Poleti/CCS

A Prefeitura iniciou hoje, terça-feira, 22/06, as obras para construção do anexo à UPA Piracicamirim que terá 42 novos leitos para pacientes Covid-19. Com a publicação da ordem de serviço pela Secretaria de Obras, a empresa Cesar Container Eirelli tem prazo de 60 dias para conclusão da obra que vai custar R$ 5.350.692,61 e seguirá o padrão de construção modular.

A importância da construção do anexo foi ressaltada pelo prefeito Luciano Almeida. “Seguimos vivendo um momento difícil de combate à doença no município, com mais de 1.100 vidas perdidas para a Covid-19. Desde que começamos nossa gestão estamos trabalhando para ampliar atendimento e disponibilizar mais vagas aos pacientes com Covid-19. Com estas novas vagas de UTI e enfermaria vamos dar um alento para os pacientes e seus familiares. A nossa luta não para e vamos seguir fortes no combate à Covid-19”, reforçou Luciano.

Obras começaram na tarde desta segunda-feira (22/06)

Para o secretário de Obras, Paulo Sérgio Ferreira da Silva, apesar do prazo de 60 dias, a expectativa é que a obra seja entregue antes do prazo estabelecido. “Por se tratar de uma construção modular, método considerado uma ‘solução inteligente’ na arquitetura e engenharia para elaboração de projetos e construção de hospitais, escolas e residências de forma personalizada e ágil”, afirma.

De acordo com Filemon Silvano, secretário de Saúde, futuramente, com a volta da UPA Piracicamirim no atendimento de urgência e emergência, após o fim da pandemia, o anexo será reformulado. “Com o fim da pandemia vamos reavaliar a demanda de atendimento na UPA. Devido à construção modular, o anexo pode servir para novos leitos de internação, salas de consulta, ter novas alas para exames diversos, sala de sutura e medicação, por exemplo. A intenção é que a unidade seja referência em qualidade no atendimento no município”.

CONSTRUÇÃO – A construção modular é composta de uma ou mais partes, chamadas de módulos. Neste sistema, os módulos são pré-fabricados na indústria e levados ao local de aplicação, onde ocorre a montagem final. As estruturas podem ser utilizadas com ou sem outros modelos de paredes interiores, tornando possível ajustar a utilização à evolução das necessidades do projeto, ou seja, no caso de um hospital, ampliando ou reduzindo seu espaço de atendimento.

Anexo da UPA Piracicamirim terá 42 novos leitos para atendimento de pacientes Covid-19

RAIO-X – Atualmente, a UPA Piracicamirim tem 1.500m² de área construída. O terreno vizinho à UPA, com cerca de 1.000 m², localizado na rua Mato Grosso, entre a rua Rio Grande do Norte e av. Dois Córregos, vai receber as obras do anexo em 600m² de área construída. Neste novo espaço serão 42 novos leitos, distribuídos em sete quartos coletivos e dois de isolamento – todos equipados com acessibilidade -, além de três postos de enfermagem, uma farmácia, almoxarifado e sala de diluição, banheiros para população e servidores (incluindo PcD), copa para funcionários, dois depósitos de materiais e sala de utilidades.