Prefeitura investe cerca de R$ 1 milhão para informatizar Atenção Básica e farmácias municipais

29 de janeiro de 2019 • Romualdo Filho

A Secretaria de Saúde abriu processo de compra de 220 computadores de bancada e 10 impressoras para informatizar a rede de Atenção Básica e a rede de farmácias municipais. O investimento, de quase R$ 1 milhão, será com recursos exclusivos da prefeitura.

Do total, 140 equipamentos vão para a informatização dos Prontuários Eletrônicos nas UBSs, CRABs e USFs. Com isso, todos os pacientes atendidos nos postos de saúde estarão com seus prontuários na base virtual, podendo ser acessados de qualquer unidade pelos médico da rede.

A modernização facilita imensamente o acompanhamento do histórico médico e de saúde dos pacientes SUS, bem como elimina o risco de duplicidade de exames, cujos resultados também estarão nos prontuários.

“Essa tecnologia resultará em ganho significativo tanto para a população como para a gestão pública, porque além de otimizar o atendimento, unificando as informações sobre o paciente em uma só base, de fácil acesso, reduzirá o desperdício de recursos, evitando duplicidade de exames, por exemplo”, explica o secretário de Saúde dr. Pedro Mello.

Outros 80 equipamentos serão para a rede de farmácias municipais e a farmácia do Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic) para informatizar atendimento, integrar dados e auxiliar no gerenciamento e planejamento do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF).

“O sistema informatizado é um grande avanço na melhoria da qualidade do atendimento aos usuários, visando o uso racional dos medicamentos e o controle da dispensação, reduzindo desperdício, o que permitirá atender melhor a população que mais precisa do sistema público de saúde”, concluiu Pedro Mello.