Prefeitura investiu R$ 145,8 milhões em Saúde no 1º quadrimestre de 2023

2 de junho de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto e foto: CCS

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, investiu R$ 145,8 milhões na área da Saúde no primeiro quadrimestre de 2023. São R$ 24,7 milhões a mais que o investido no mesmo período de 2022, quando foram gastos R$ 121,1 milhões, ou seja, um aumento de 20,4%. Os números foram apresentados na terça-feira, 30/05, em audiência pública de prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde, realizada pelo Conselho Municipal de Saúde. A reunião pública aconteceu na Câmara Municipal e foi comandada por Thais Kerches Mattos, presidente do Conselho, e a apresentação dos dados da Saúde ficaram a cargo de Luiz Antônio Oriani Júnior, diretor do Departamento Financeiro da pasta.

De acordo com a apresentação, o investimento (despesas liquidadas) feito pela Secretaria de Saúde no primeiro quadrimestre de 2023 foi de R$ 145.809.019,22. Deste valor, a maior fatia vem da fonte de recursos municipais, R$ 103.458.325,34 – o que dá 17,33% de aplicações em ações e serviços de saúde (o mínimo exigido por lei é de 15%) –, seguido da federal, R$ 40.759.283,46, e estadual, R$ 1.411.292,96, além de R$ 180.117,46 vindos de outras fontes de arrecadação. “Nossa intenção é sempre deixar claras as informações prestadas à população, com a maior transparência possível”, declarou Oriani Júnior.

PROCEDIMENTOS – No Departamento de Atenção Básica o investimento no período foi de R$ 9,5 milhões. O número de consultas médicas na Atenção Básica neste primeiro quadrimestre foi de 72.758 atendimentos, número superior ao registrado no mesmo período de 2022 (71.897) e de 2021 (53.337); foram realizados 569.845 exames laboratoriais, um incremento de 15,25% ante o mesmo período de 2022, quando foram executados 494.441 exames. O total de procedimentos odontológicos também cresceu, saindo de 77.934 atendimentos no primeiro semestre de 2022, para 120.607 no mesmo período de 2023.

Neste período, o investimento em Média e Alta Complexidade foi de R$ 38,3 milhões. Deste total, mais de R$ 33,8 milhões – 90% do total – foram para pagamento de convênios com diversas entidades e os hospitais filantrópicos da cidade, como APAE, Centro de Reabilitação, Santa Casa e Hospital dos Fornecedores de Cana.

TRANSPARÊNCIA – Conforme explicou Oriani Junior, a pedido do secretário de Saúde, Filemon Silvano, foram realizadas algumas alterações na forma de apresentar os números da prestação de contas da Pasta. “As apresentações sempre foram apresentadas com as comparações do período anual antes o quadrimestre referido, o que levava a dúvidas nos dados apresentados. A partir de agora estamos apresentando a evolução de período a período, ou seja, dos primeiros quatro meses deste ano com o mesmo período dos anos anteriores, de forma a ficar mais claro o entendimento dos conselheiros e da população. Este pedido foi feito em outras reuniões e nós atendemos a solicitação do conselho”, destacou.

Outra mudança encabeçada por Oriani Junior é ofertar uma pequena palestra sobre contas e orçamento público. “Por ser uma apresentação técnica e de muitos números é importante que os conselheiros entendam aquilo que estamos mostrando. Desta forma, começamos a explicar o que são os valores e como chegamos neles de forma simples para que todos realmente entendam estes números. Nas próximas audiências vamos levar novos temas para ampliar o conhecimento dos membros do conselho”, completou.