Prefeitura lança pedra fundamental na nova UPA Vila Cristina

23 de agosto de 2018 • Romualdo Filho

A Prefeitura lança no sábado, 25/08, às 10h, a pedra fundamental da nova UPA Vila Cristina, empreendimento moderno, com 10 consultórios e 52 leitos, brinquedoteca e fraldário, sanitários independentes para adultos, crianças e ostomizados. A unidade, com mais de 2,3 mil metros de área construída, terá capacidade para atenter a população das regiões da Vila Cristina, São Jorge, Jaraguá, Pauliceia, Novo Horizonte/Santa Fé, Parque dos Eucaliptos e de parte da zona rural.

Localizada na rua Dona Anésia, Jaraguá, atrás do Supermercado Dia%, a unidade terá acesso facilitado pelas avenidas Raposo Tavares, Antônio Mendes de Barros, Abel Francisco Pereira e Madre Maria Teodoro. Com investimento total de R$ 4,8 milhões – R$ 4 milhões do Governo Federal e o restante (R$ 800 mil), contrapartida da Prefeitura –, o prazo de execução da obra é de 15 meses. O montante federal é resultado do trabalho do senador José Serra (PSDB).

“Com a nova unidade vamos reduzir o tempo de espera e proporcionar mais conforto aos pacientes, o que significa humanização dos serviços de urgência e emergência, especialmente com a separação dos acolhimentos de adultos e crianças”, observou o prefeito Barjas Negri. Segundo o secretário de Saúde, Pedro Mello, a UPA atual é antiga, está precária e congestionada, com infraestrutura ultrapassada para comportar os 120 mil atendimentos médicos/ano. Por isso, a Prefeitura optou por construir uma inteiramente nova e moderna, atendendo aos novos critérios do Ministério da Saúde.

O prefeito observou ainda que, apesar da crise e da queda da receita municipal, os investimentos para melhoria da saúde pública em Piracicaba continuam. “Já temos o Hospital Regional, em funcionamento desde maio, e está em construção o Hospital do Amor, da Associação Ilumina, com previsão para começar a operar no primeiro semestre de 2019, e começaram as aulas da Escola de Medicina Anhembi Morumbi, que além de profissionais, será uma fonte de recursos para a modernização da nossa rede”, disse.

“Com o lançamento da pedra fundamental damos mais um passo para que Piracicaba se consolide como polo de formação e de atendimento em saúde, seja no setor preventivo como de urgência e emergência, beneficiando não apenas o município, mas toda a região”, concluiu.

RAIO-X DA OBRA

Área de terreno: 4.153,87 m2

Área construção: 2.367,82 m2

Número de leitos: 52 *