Prefeitura organiza plenária da 9ª Conferência Estadual de Saúde

6 de março de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS

Como parte da 9ª Conferência Estadual de Saúde e da 17ª Conferência Nacional de Saúde, a Secretaria e o Conselho Municipal de Saúde realizam Plenária Municipal no anfiteatro do Centro Cívico (rua Antônio Corrêa Barbosa 2233), no sábado, 11/03, a partir das 8h, para discutir ações de saúde, dividida em quatro eixos pré-definidos. A participação é aberta ao público e todos os piracicabanos estão convidados, sem necessidade de inscrição prévia. “A Plenária Municipal tem como objetivo elaborar duas diretrizes para cada eixo temático e definir os representantes do município para participar da Etapa Regional da Conferência Estadual deste ano”, enfatiza Filemon Silvano, secretário de Saúde.

Com o tema Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser Outro Dia, a Plenária Municipal discutirá os seguintes eixos temáticos: nº 1 – O Brasil Que Temos. O Brasil Que Queremos – que sugere uma reflexão sobre o que sociedade e governo precisam para alcançar a qualidade de vida para nossa nação; nº 2 – O Papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para Salvar Vidas – propõe uma análise da participação social como mecanismo de fortalecimento da cidadania e como essa participação pode contribuir para aproximar a sociedade do estado; nº 3 – Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – promove um debate sobre a defesa de um Sistema Único de Saúde universal, 100% público, com equidade no acesso às ações e serviços de saúde, integralidade do cuidado e financiamento adequado e suficiente; e nº 4 – Amanhã será outro Dia para Todos, Todas e Todes – dá a oportunidade para debater a gestão do trabalho como eixo organizacional no processo de modernização do SUS e as contribuições que a produção de conhecimentos técnicos e científicos, ajustada às necessidades e consequências socioeconômicas e culturais, trará para a gestão das políticas públicas do País.

Mais informações podem ser obtidas no link http://conselho.saude.gov.br/17cns