Prefeitura reafirma parceria com Rede Drogal para aplicação da vacina contra Covid-19

22 de junho de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Andressa Mota/CCS (com informações da assessoria de imprensa/Rede Drogal) | Foto: Divulgação

Com o avanço da vacinação contra Covid-19 no município, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reafirmou parceria com a Rede Drogal para aplicação da vacina. Cinco unidades (bairros Areão, Vila Rezende, Nova América, Piracicamirim e Bongue), por meio de agendamento no site VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/), aplicarão a vacina a partir de quinta-feira, 24/06, no grupo contemplado por faixa etária.

De acordo com a SMS, o objetivo do trabalho em conjunto entre a Prefeitura e a Rede Drogal é acelerar a imunização no município, vacinando mais pessoas diariamente, uma vez que, com a ampliação da faixa etária, os grupos contemplados estão mais numerosos.

A vacinação nas unidades da Rede Drogal ocorrerá das 8h20 às 16h, de segunda à sexta-feira, nos dias 24 e 25 de junho; e na semana de 28 de junho a 2 de julho. O horário e local (endereço) de onde a pessoa deverá receber a vacina serão informados no ato do agendamento.

Cada unidade terá um profissional da SMS que será responsável pela triagem inicial e confirmação do agendamento. Haverá um farmacêutico exclusivo, cedido pela Drogal, para a aplicação das doses e um balconista para auxiliar na organização.

A SMS reforça que serão vacinadas nas unidades da Rede Drogal apenas pessoas contempladas pela faixa etária. Sendo assim, os demais grupos prioritários (pela situação de saúde ou pela profissão) continuam a receber a vacina no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas ou em unidades de saúde.

Para o secretário municipal de Saúde, Filemon Silvano, o apoio da rede de farmácia é crucial para avançar ainda mais na vacinação. “Essa união de esforços possibilita vacinar cada dia mais piracicabanos. Teremos um incremento diário significativo na quantidade de pessoas vacinadas e isso colabora para cortar esse avanço da doença na cidade, reduzir internações e mortes, além de deixar cada vez mais piracicabanos imunizados contra a Covid-19. Estamos felizes por mais essa parceria”, afirma.

Cinco unidades serão pontos de vacinação contra a Covid-19

O diretor administrativo da Rede Drogal, Marcelo Cançado, lembra que em fevereiro foram cedidas as instalações de 10 unidades para o início da campanha de imunização na cidade. “Atendemos o pedido da Prefeitura naquela ocasião e novamente agora porque entendemos a importância da união de esforços neste momento complexo. Estamos prontos para colaborar para que mais pessoas sejam imunizadas no menor tempo possível. Nossos profissionais estão preparados para atender a população com qualidade e todo cuidado, esclarecendo dúvidas e levando uma dose real de esperança”, comenta.

“Estamos também em contato com outras redes de farmácias e estamos analisando as possibilidades e logística para firmarmos novas parcerias no sentido de ampliar os locais de vacinação e, assim, vacinar cada vez uma maior quantidade de pessoas por dia em Piracicaba”, informa Moisés Taglietta, coordenador da Vigilância em Saúde.

VACINÔMETRO – De acordo com o Vacinômetro do Estado de São Paulo, até hoje, 22/06, Piracicaba aplicou 181.119 doses da vacina contra Covid-19, sendo 127.984 de 1ª dose e 53.448 de 2ª dose.