Prefeitura realiza 3º mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue

19 de fevereiro de 2021 • Ana Gabriela Corrente

Autor: CCS

A Prefeitura, por meio de Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, realiza amanhã, sábado, 20/02, o 3º mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em 2021. A ação acontece na região sul da cidade. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, do dia 1º/01 até hoje, 19/02, foram confirmados 509 casos da doença em Piracicaba. Nenhuma pessoa morreu. No mesmo período de 2019 foram 34 casos e, em 2020, 256 casos.

Os dados preocupam a Administração, que trabalha na prevenção da doença o ano todo, com ações como os mutirões e arrastões em todas as regiões da cidade. Nos próximos dias, será iniciada campanha com informações em placas, espalhadas em ruas e avenidas, em pontos estratégicos, além de campanha nas redes sociais.

A maior incidência da doença neste ano é na região central, com 386 casos, representando 75,8% da totalidade dos casos registrados. Essa região engloba bairros como Centro, Nova Piracicaba, Nho Quim, São Dima, São Judas, Rua do Porto, Jardim Europa, Jardim Monumento, Vila Rezende e bairro Alto.

REGIÃO SUL – Amanhã, 20/02, em continuidade ao trabalho preventivo, acontecerá o 3º mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti de 2021. A ação acontece das 8h às 13h, no bairro Monte Líbano, região sul da cidade, onde serão vistoriadas mais de 3.000 residências.

O primeiro mutirão aconteceu no dia 6/02, na região Oeste do município, abrangendo os bairros Novo Horizonte, Kobayat/Líbano e Santa Fé I, II e III. Foram visitados cerca de 2.500 imóveis. E o segundo no sábado, 13/02, no bairro Vila Rezende, onde foram vistoriadas 2.000 residências.

De acordo com o coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, o objetivo do mutirão é recolher criadouros do mosquito Aedes aygypit, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. Ele ressalta que durante os mutirões, a equipe orienta os moradores a retirarem criadouros de porte pequeno, além de informar ao munícipe como se proteger de forma correta do mosquito da dengue.

Prefeitura realiza ações de combate ao mosquito aedes

CONSCIENTIZAÇÃO – O coordenador do PMCA relata que a recusa de alguns moradores em receber os agentes acaba atrapalhando o trabalho, que, juntamente com o clima quente, favorecem o aumento da incidência dos casos. “Sem o apoio e o entendimento da população para a importância do trabalho preventivo desenvolvido pelo PMCA, a luta para vencer a dengue se torna mais difícil”, alerta Tom.

Por isso, ele destaca a importância de o munícipe fazer uma varredura em sua residência para eliminar os criadouros existentes, como por exemplo, limpar calhas, caixas d’água, ralos e recolher garrafas e outros. “Se esses cuidados forem adotados, com certeza vão colaborar para reduzir as chances de transmissão da dengue, cuidados que devem ser mantidos mesmo após o mutirão”, esclarece.

VÍTIMAS – Juvenil Yone Nery, moradora do bairro Vila Monteiro, contraiu a doença e ficou muito debilitada. “Tive todos os sintomas, como febre, vômito, falta de apetite e muito cansaço. Fiquei internada duas semanas, muito mal e sem ânimo para nada”, observou.

A doença não deixou sequelas, mas fez Juvenil ficar mais consciente. “Me tornei uma pessoa mais cuidadosa e não abro mão de seguir todas as orientações das autoridades sanitárias para que o mosquito transmissor da doença não chegue em minha casa”, disse.

Juvenil Yone Neru, umas das vítimas da dengue

A servidora pública Edmara Silva Damiani, moradora do bairro Paineiras, também teve dengue. “Tive a doença mesmo tomando todos os cuidados na minha residência. Na época tinha um surto na região central da cidade, local onde eu trabalhava. Comecei a sentir muitos calafrios e fraqueza”, conta. “Foi muito ruim, principalmente para fazer tarefas comuns e diárias. Até pra tomar banho era difícil, por conta da fraqueza. Perdi três quilos em 15 dias. Fiquei afastada do trabalho por 15 dias até me recuperar. Doença horrível e que não desejo pra ninguém”, conclui.

SAIBA MAIS – A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, por meio do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

A transmissão da dengue acontece por meio da picada da fêmea do mosquito, que provoca sintomas como dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre acima de 39ºC e manchas vermelhas no corpo.

PREVENÇÃO – A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, por meio da eliminação de objetos que acumulem água parada, como pneus, garrafas e plantas. Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:

– Eliminar os focos de água parada

– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda do vaso

– Guardar garrafas com a boca virada para baixo

– Limpar sempre as calhas dos canos

– Não jogar lixo em terrenos baldios

– Colocar o lixo sempre em sacos fechados

– Manter baldes e caixa d´água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro

– Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água

– Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água

– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana

Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com uma unidade de saúde mais próxima de sua residência e jamais utilizar medicação por conta própria.