Prefeitura realiza ação de combate à dengue nos cemitérios públicos de Piracicaba

6 de abril de 2021 • Felipe Poleti

Autor: CCS

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente, em uma ação conjunta por meio do Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), realizou ontem, 05/04, uma ação de vistoria no cemitério da Saudade. O objetivo foi a retirada materiais que podem acumular água, drenagem de vasos (furando), cobertura de locais de acúmulo de água, que podem servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, do dia 1º/01 até 01/04, foram confirmados 1.603 casos da doença em Piracicaba. Nenhuma pessoa morreu. No mesmo período de 2019 foram 553 casos e, em 2020, 691 casos.

Retirada de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti mobilizou 30 colaboradores na Saudade

A ação nos cemitérios contou com o apoio de uma equipe de 30 funcionários de empresa terceirizada e será repetida no dia 15/04, no Cemitério da Vila Rezende. “Esta é uma atividade de rotina, que ocorre a cada três meses, e tem fundamental importância no controle do mosquito da dengue”, observa Sebastião Campos, coordenador do PMCA.

“O controle de possíveis locais de acúmulo de água no cemitério é um trabalho constante, pois temos muitos vasos, floreiras, toldos, e outros objetos localizados nas sepulturas, que podem ser potenciais criadouros”, explica Elaine Seguezzi, chefe do setor de Cemitérios da Sedema.

Ainda de acordo com o coordenador do PMCA, o número de casos neste ano é alto e é importante a ajuda da população para mudar esse cenário. Uma das formas é evitar deixar nas sepulturas materiais que acumulem água.