Prefeitura realiza ação educativa de combate à dengue na praça José Bonifácio

11 de abril de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto e foto: CCS

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a empresa Helpinsect Higienização e Controle de Pragas, realiza a campanha Prevenção da Dengue nos dias 13, 14 e 15/04, quinta, sexta e sábado, na praça José Bonifácio. A intenção é promover ações de orientação e de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, às pessoas que passarem pelo Centro da cidade.

Para a atividade, a empresa Helpinsect vai disponibilizar tendas para recepcionar a população com equipe treinada para diversas orientações e esclarecimento de dúvidas, entrega de material gráfico informativo, produzido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), além de disponibilizar atividades recreativas com as crianças, que poderão brincar em uma cama elástica e comer pipoca e algodão-doce.

“A Saúde e a empresa realizam diariamente o trabalho de visitas aos imóveis do município eliminando os criadouros e orientando os moradores a manter suas casas livres da infestação do Aedes aegypti e ainda sobre as medidas de enfrentamento da doença. Agora, teremos uma ação a mais para reforçar o combate à dengue na cidade”, disse Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCA.

Agentes de combate a dengue realizam trabalho diário de orientação junto a população

Conforme lembra André Luís Rossetto, responsável pelo departamento técnico da Helpinsect, os meses de março e abril são os mais críticos, portanto, “é urgente que todos colaborem na eliminação dos criadouros do mosquito não deixando que a água se acumule em nenhum material, ou seja, qualquer coisa que está exposta à chuva como pneus, garrafas, latas, frascos e potes, entre outros, desentupam as calhas, tampem os vasos sanitários e ralos de banheiros sem uso. Combater a dengue e eliminar criadouros é dever e missão de todos”.

As atividades da campanha Prevenção da Dengue ocorrem das 10h às 17h30, na quinta e sexta-feira, dias 13 e 14/04, e das 9h às 14h, no sábado, 15/04. Todas as ações são gratuitas.

DADOS – De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1º/01 a 31/03 de 2023 foram registradas 2.002 notificações para a dengue com 241 casos positivos e nenhum óbito. No mesmo período de 2022, foram 1.652 notificações, 271 casos confirmados e nenhum óbito.