Prefeitura realiza arrastão e mutirão de combate à dengue amanhã, sábado, 22/01

21 de janeiro de 2022 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS – Fotos: Divulgação/PMCA

A Prefeitura, por meio de Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, realiza amanhã, sábado, 22/01, mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya e febre amarela urbana, no bairro Vila Rezende, com participação dos agentes de saúde. Nesta mesma data, também acontece arrastão da dengue na comunidade Frederico, região dos bairros Jardim Gilda e Bosques do Lenheiro, com apoio das equipes da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente). Todas as ações do PMCA têm apoio de equipes da Guarda Civil.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, de 1º a 20/01, foram confirmados três casos da doença em Piracicaba. Nenhuma pessoa morreu. No mesmo período de 2021 foram 83 casos e, em 2020, 40 casos.

O objetivo destas ações é a retirada de materiais inservíveis que podem ser potenciais criadouros do mosquito. A ação está prevista para acontecer das 8h30 às 14h e respeitará todos os protocolos sanitários e de segurança da Covid-19. O primeiro arrastão do ano aconteceu dia 8/01, no bairro Algodoal, quando foram recolhidas cerca de cinco toneladas de inservíveis.

“O objetivo de promover estas ações é exatamente a retirada de materiais que podem servir de criadouro para o Aedes e, assim, oferecer mais proteção aos moradores no sentido de que os mosquitos e larvas sejam também eliminados, pois em um único local a fêmea do mosquito chega a colocar, em média, mais de 100 ovos”, esclarece Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCA.

Arrastão da Dengue realizado dia 8 de janeiro pelo PMCA e Sedema

AÇÕES – A coordenação do PMCA vem realizando força-tarefa em sete regiões de maior movimento nos corredores comerciais da cidade desde o mês de dezembro/2021. Ações das equipes já aconteceram nas regiões da av. São Paulo, av. Raposo Tavares, av. Rio das Pedras e av. Manoel Conceição. Nó último sábado, 15/01, a ação aconteceu na rua do Rosário e seguiu até a Praça Takaki. A previsão da equipe é de novas ações nas regiões da av. Rui Barbosa e rua Governador Pedro de Toledo nas próximas semanas, sempre às quartas-feiras.

Conforme ressalta o secretário de Saúde, Filemon Silvano, o combate à dengue e ao seu mosquito transmissor deve ser constante. “É por isso que a Prefeitura não para com suas ações de fiscalização, conscientização e educação junto à sociedade. É preciso que todos nós entendamos o nosso papel no combate a essa doença. Estamos e vamos continuar fazendo de tudo para evitar surtos de dengue em nossa cidade”.

Ação do PMCA de conscientização sobre a dengue nos corredores comerciais

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:

– Eliminar os focos de água parada;

– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda do vaso;

– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

– Limpar sempre as calhas dos canos;

– Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

– Manter baldes e caixa d´água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;

– Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;

– Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;

– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

– Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com uma unidade de saúde mais próxima de sua residência e jamais utilizar medicação por conta própria.