Prefeitura realiza manutenção e reforma em unidades de saúde

6 de julho de 2022 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS

A fase final da reforma do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Piracicamirim Dr. Fortunato Losso Netto começou na segunda-feira, 04/07. Após a troca total da cobertura da unidade, realização de pequenas intervenções de alvenaria e pintura na área interna, na sexta-feira, 01/07, foi concluída pintura da parte externa do espaço onde é feito o atendimento ao público. Nesta semana, os trabalhos acontecem na área de entrada de funcionários, estacionamento da unidade, muros e alambrados.

Equipe realiza parte final da pintura externa da UPA Piracicamirim – Foto: Isabela Borghese

Todas essas intervenções têm acontecido por diversas unidades de saúde da cidade, a pedido do prefeito Luciano Almeida e do secretário de Saúde, Filemon Silvano, que têm realizado constantemente visitas aos espaços para verificar as condições dos prédios públicos da saúde, bem como as condições de trabalho dos servidores. “Estamos fazendo visitas e conversando com todos para ver o que precisa ser feito e ofertar as melhorias necessárias a curto, médio e longo prazo. Muitas unidades precisam de intervenções maiores, que estamos ajustando com a Secretaria Municipal de Obras. Aquelas intervenções menores, por meio do nosso setor de Manutenção, já estão em andamento”, destacou o secretário de Saúde.

De acordo com Filemon Silvano, um exemplo de revitalização realizada após solicitação da população é exatamente a da UPA Piracicamirim, que estava há mais de 10 anos sem uma grande reforma. “Havia muito problema quando aconteciam chuvas fortes, muita goteira e infiltração. Atendemos o pedido da população e, após grande mobilização, fizemos as intervenções necessárias na parte interna, troca de alguns mobiliários, trocamos toda a cobertura e o sistema de água pluvial da unidade e agora estamos no processo final da parte externa”, completou.

Após reforma interna e troca da cobertura, UPA Piracicamirim recebe pintura na parte externa da unidade – Foto: Isabela Borghese

EM AÇÃO – Em 2021, mais de 40 unidades de saúde receberam visitas técnicas do prefeito Luciano Almeida, do secretário de Saúde e de equipes de manutenção. Pequenas obras emergenciais solicitadas já foram realizadas nestas unidades, como troca de portas, portões, alambrados, pintura, intervenções de alvenaria, etc.

Neste ano, já foram visitadas mais 15 unidades e novas demandas serão atendidas. “Começamos os estudos para melhorar o atendimento na UPA Vila Sônia por meio de uma reforma completa na atual unidade e até mesmo a possibilidade da construção de uma nova unidade, mais ampla e moderna”, afirmou Silvano.

Filemon Silvano visitou a Central de Fisioterapia – Foto: Felipe Poleti/CCS

Na última semana, a rotina de visitas passou por unidades do Departamento de Atenção Secundária (Especialidades) da Prefeitura, sendo: Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o Serviço de Urgência Bucal (SUB), o Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI), Clínica de Atenção às Doenças Metabólicas (CADME), a Central de Fisioterapia e o PAD (Programa de Atendimento Domiciliar). Além do secretário Filemon, também participaram destas visitas o subsecretário Augusto Muzilli Jr., Rafaela Mossarelli Penedo, coordenadora da Atenção Secundária (Especialidades), Fernanda Bado, coordenadora do Departamento de Saúde Bucal, e Maurício Brancalion, responsável pelo departamento de Manutenção e Obras da Secretaria de Saúde.

Subsecretário de Saúde, Augusto Muzilli Jr, durante visita ao CADME – Foto: Felipe Poleti/CCS

No momento, outras duas unidades passam por manutenção. O CRAB (Centro de Referência da Atenção Básica) da Vila Rezende já recebeu pintura interna e, nas próximas semanas passará por revisão hidráulica e elétrica; e a Farmácia da Vila Rezende, que já teve a pintura concluída, aguarda encerramento de licitação para manutenção no telhado.