Prefeitura renova parceria com Centro Rural de Tanquinho para serviços de saúde

1 de agosto de 2018 • Romualdo Filho

A Secretaria de Saúde renovou convênio com o Centro Rural de Tanquinho para atender a população local e da região com os seguintes serviços: consultas médicas em ginecologia, pediatria e clínica geral, odontologia e enfermagem. Atuam na unidade 9 profissionais da saúde contratados pelo Centro Rural. O repasse do município corresponde a cerca de R$ 500 mil por ano, utilizados para cobertura da folha de pagamento e todos os serviços.

Além da comunidade de Tanquinho, são atendidos moradores da Vila Nova, Água Santa, Capuava, Usina Costa Pinto, Vila Brieda, Vila Estação, Godinhos, entre outras da zona norte. São 2.000 prontuários de família, o que representa cerca de 10.000 pessoas cadastradas e que fazem uso regular dos serviços da unidade.

A parceria entre o Centro Rural de Tanquinho e a Prefeitura existe desde 1993 e foi pensada para levar a essa região rural os serviços públicos de saúde. “Porque senão as pessoas teriam de se deslocar para a cidade e, pelo fato de serem núcleos habitacionais distantes, comprometeria muito a qualidade de vida dos seus moradores”, observou o secretário de Saúde dr. Pedro Mello.

Albertino Bendassoli, presidente do Centro Rural, disse que a unidade de saúde de Tanquinho é a única da rede pública que funciona em parceria com o terceiro setor. “Isso vem de encontro com as nossas especificidades, que é a dificuldade de deslocamento das pessoas do entorno, moradores de sítios, fazendas, colônias e vilas, que precisam de um centro de atendimento de saúde mais próximo”, explicou.

Bendassoli disse ainda que há uma contrapartida do Centro Rural de aproximadamente R$ 80 mil por ano nessa parceria, que garante a contratação de alguns profissionais para a manutenção da infraestrutura, contas de água, luz e telefone, os serviços de fisioterapia e da academia ao ar livre. Para se ter uma ideia, em 2017 foram realizados 3.200 atendimentos médicos, 1.200 atendimentos odontológicos, 1900 atendimentos de fisioterapia, 4.200 atendimentos de enfermagem. Trata-se, portanto, de uma unidade dinâmica, que cumpre um papel fundamental para todos nós da região”.

Devido à parceria, a unidade consegue um custo operacional de 20 a 30% menor que uma UBS padrão, além de facilitar imensamente o atendimento dos pacientes que precisam de fisioterapia, porque têm acesso ao serviço no local sem entrar na fila de espera da rede de Atenção Básica, que atende todo o município.

De acordo com a enfermeira responsável, Bruna Aparecida Pavan, a UBS de Tanquinho conta com grupos que desenvolvem atividades físicas na academia ao ar livre, de treinamento nutricional para idosos e de atividades físicas específicas para idosos. “A maioria que participa de um grupo aproveita e participa de todos”, observou. Segundo ela, trabalham na unidade duas enfermeiras, uma fisioterapeuta, um dentista (endodontia), um pediatra, um ginecologista, um clínico geral, uma atendente e uma secretária do consultório odontológico.