Prevenção: Saúde realiza campanha para identificar casos de tuberculose

16 de março de 2021 • Ana Gabriela Corrente

O Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose em consonância com a Divisão de Tuberculose/Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo. A ação, que vai até o dia 29/03, faz parte do Programa Municipal de Controle da Tuberculose em parceria com o Departamento de Atenção Básica.

O objetivo da campanha é identificar precocemente os casos bacilíferos (pessoas portadoras da doença) e, dessa maneira, oferecer o tratamento adequado e interromper a cadeia de transmissão da doença. Sendo assim, recomenda-se que os sintomáticos respiratórios – pessoas com tosse por duas semanas ou mais – procurem a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de casa para realizar a pesquisa de tuberculose por meio do exame do escarro.

De acordo com o Cedic, durante o ano de 2020, o município registrou 116 novos casos da doença. De janeiro a março deste anos foram identificados 32 novos casos. “A campanha, que acontece em dois períodos do ano, é uma estratégia que visa a busca ativa dos casos bacilíferos, além de levar informações para a população sobre a tuberculose e seu impacto para a Saúde Pública”, informa o médico Eduardo Rebeis, coordenador do Programa.

A enfermeira do Cedic Karina Contiero lembra que mesmo fora de campanha deve-se investigar todo caso suspeito. A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos. Além de tosse, outros sintomas podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga.

A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. No Brasil, a cada ano são notificados, aproximadamente, 70 mil casos novos.

TRATAMENTO – A tuberculose tem cura e o tratamento dura, no mínimo, seis meses. É gratuito e disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A estratégia do tratamento é o TDO (Tratamento Diretamente Observado), que consiste na ingestão diária dos medicamentos da tuberculose pelo paciente, sob a observação de um profissional da equipe de saúde.

TRANSMISSÃO – A transmissão da tuberculose se dá pelas vias áreas, a partir da inalação de aerossóis. Ao falar, espirrar e principalmente ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos e que podem ser aspirados por outros indivíduos levando à infecção.