Processo de transição nas UPAs Vila Cristina e Vila Sônia começa em junho

19 de maio de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto e foto: CCS

O processo de transição da gestão das Unidades de Pronto Atendimento UPA Frei Sigrist, no Vila Cristina, e UPA Nestor Longatto, no Vila Sônia, vai acontecer de 1º a 30 de junho pela Organização Social de Saúde (OSS) Hospital Mahatma Gandhi, vencedora do Chamamento Público 01/2022. O termo de transição, bem como o contrato de prestação dos serviços foi assinado nessa semana pelo prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, e o secretário de Saúde, Filemon Silvano. O início de operação da OSS nas duas unidades começa a partir de 1º de julho de 2023.

A OSS Hospital Mahatma Gandhi será responsável pelo gerenciamento, operacionalização, execução de serviços assistenciais de saúde, Serviços de Apoio Administrativo e Técnicos de Saúde, e demais ações de saúde e atendimentos, que assegurem assistência universal e gratuita à população nas UPAs Vila Cristina e Vila Sônia em regime de 24 horas. O valor inicial do contrato é de R$ 4.438.339,94/mês pelo período de cinco anos. “É um momento muito importante para a cidade e para a Saúde piracicabana. Por meio desta contratação vamos trazer mais qualidade e modernidade no atendimento médico em urgência e emergência”, enfatizou o prefeito Luciano Almeida.

Filemon Silvano reforça que esta união vai marcar positivamente a promoção de saúde na rede pública. “Vemos uma instituição séria e profissional com vasta experiência. Esperamos que os desafios que temos hoje sejam superados, trazendo melhor atendimento a nossa população”.

Conforme explicou Fernanda Carolina Pereira, coordenadora de Recursos Humanos da OSS, a contratação de médicos se dará por processo de seleção de contratação de terceiros, para contratualização com Empresa Médica. A seleção dos demais colaboradores também será por seleção, porém, com contratados em regime CLT. “Os processos seletivos conduzidos pela associação serão pautados pelo princípio da impessoalidade, ou seja, sem que haja favorecimento pessoal a qualquer dos candidatos, garantindo a eles iguais condições de competição em todas as etapas da seleção, com observância dos princípios do caput do art. 37 da CF. Serão utilizados critérios técnicos nos processos, os quais estarão claros a todos os candidatos”, explicou.
Valéria Tinti, coordenadora de Licitação da OSS, esclarece que a população e os profissionais de saúde podem ter acesso às informações destes processos de contratação por meio da internet no link: https://www.associacaomahatmagandhi.com/processo-seletivo. “Além disso, publicaremos as ações nos veículos de comunicação do município, após abertura do processo”, completou.

Com a chegada do Hospital Mahatma Gandhi à cidade, conforme explica Rafaella Giraldi, coordenadora de Contratos da OSS, além dos atendimentos adultos e pediátricos já ofertados nas UPAS Vila Sônia e Vila Cristina, iniciará de imediato o processo de Acolhimento e Classificação de Risco, realizado por enfermeiros, procedimento que atualmente é executado pelo técnico de enfermagem. “Além disso, fortaleceremos a equipe multiprofissional que passará a contar com assistente social, enfermeiro, psicólogo, farmacêutico e nutricionista que, além da operacionalização dos serviços, realizarão atendimentos e desenvolverão ações de promoção à saúde”, disse ela ao reforçar que, em curto prazo, disponibilizará exames de ultrassonografia nas duas unidades.

Ainda dentro do processo de trabalho serão implantados e disponibilizados – curto e médio prazo – os protocolos assistenciais e clínicos, ações educativas e treinamentos que serão “disponibilizados pelo Serviço de Educação Permanente além do apoio técnico dos profissionais da Matriz, ações de planejamento e adequação de fluxos internos da Unidade no compromisso de fortalecer, fundamentar e atender de forma dinâmica as necessidades de saúde da população”, afirma Rafaella.

Valéria Tinti finaliza que a OSS Mahatma Gandhi está entusiasmada com a parceria com o município e, também, confiante de que é possível alcançar a excelência na prestação de serviços de saúde. “Estamos comprometidos em trabalhar de mãos dadas com a comunidade e com o poder público local, a fim de proporcionar um atendimento humanizado de qualidade e garantir o bem-estar dos cidadãos”.