Professores, policiais, bombeiros, GMs e carteiros são incluídos na Vacinação contra Gripe

9 de junho de 2014 • Coordenação DAF

Por determinação do Governo do Estado de São Paulo, foram incluídos novos grupos na Campanha de Vacinação contra a Gripe (influenza): professores do Ensino Infantil e Fundamental, incluindo os outros funcionários da Educação, públicos e privados; policiais militares e civis; bombeiros, guardas municipais e carteiros. Esses profissionais devem procurar um dos 65 postos fixos nas unidades da Rede Municipal de Atenção Básica (CRAB, UBS e PSF), de segunda a sexta-feira, com documento de identificação, para receber a vacina.

Outra determinação do Estado é que a campanha segue até o dia 20 de junho. Os grupos prioritários continuam sendo formados por crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas com mais de 60 anos. Segundo a Vigilância Epidemiológica, até dia 4 de junho foram imunizadas 53.643 pessoas desses grupos, o que representa 66,77% da meta. 9.610 vacinas foram aplicadas em casos de comorbidades, totalizando 63.321 imunizações. O total estimado de pessoas a serem vacinadas na campanha é de 79,2 mil, sendo que a meta é atingir o mínimo de 80% dessa população, ou seja, 63,3 mil pessoas.

A vacina é trivalente, imuniza contra diferentes subtipos de influenza e tem aplicação intramuscular. A aplicação é contra-indicada em casos de reação anafilática em doses anteriores, reação anafilática após ingestão de ovo ou reação a qualquer tipo de componente da vacina. Para casos de doenças agudas febris graves, a vacina deve ser adiada. A aplicação pode ser aplicada simultaneamente com qualquer outro tipo de vacina do PNI (Programa Nacional de Imunizações) ou administração de qualquer medicamento. A vacina não daá gripe. Segundo o DataFolha, apenas 4% dos vacinados relataram algum tipo de reação, tais como febre, cefaleia e mialgia com início até 48 horas após a aplicação e duração de 1 a 2 dias.