Profissionais da Atenção Básica recebem capacitação sobre atendimento a dependentes químicos

11 de abril de 2014 • Coordenação DAF

O Projeto Caminhos do Cuidado, que teve início nesta quinta-feira (10), irá capacitar agentes comunitários de saúde, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam nas unidades do PSF (Programa Saúde da Família), UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e CRABs (Centros de Referência em Atenção Básica) em Piracicaba para acolhimento em saúde mental, com ênfase em problemas relacionados ao uso de álcool, crack e outras drogas.

De acordo com a enfermeira Edna Macedo Gomes, coordenadora do NAES (Núcleo de Apoio de Educação em Saúde) da Secretaria Municipal de Saúde, a ideia é que todos os profissionais que integram a rede de Atenção Básica do município passem pela capacitação. “Estamos montando o cronograma de toda a capacitação até o final do ano. Iniciamos com a primeira turma e já temos a segundo montada”, disse Edna.

Com uma carga horária de 40 horas, a capacitação é presencial e conta com três eixos temáticos: conhecendo o território, as redes de atenção, os conceitos, políticas e as práticas de cuidado em saúde mental; a caixa de ferramentas dos ACS e auxiliares técnicos de enfermagem na Atenção Básica e reforma psiquiátrica, redução de danos e integralidade do cuidado como diretrizes para intervenção em saúde mental e no uso de álcool, crack e outras drogas.

O treinamento das turmas de profissionais é realizado no CQP (Centro de Qualificação Permanente) da Secretaria de Administração, que fica no 3º andar do Centro Cívico.