Programa da Secretaria Municipal de Saúde auxilia quem quer deixar o vício do tabagismo

30 de agosto de 2016 • Coordenação DAF
O Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) tem como objetivo lembrar que o tabagismo é responsável por mais 50 doenças e mata milhares de pessoas anualmente no Brasil. Desde 2009, a Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba desenvolve o Programa Municipal Antitabagismo em unidades de PSF (Programa Saúde da Família). De acordo com a coordenadora do programa, a médica Kátia Katachinsky Bianchi, 48% dos pacientes que participam dos grupos antitabagismo no município largam o vício, índice bastante positivo, já que a média nacional é de 20%.

No programa, pessoas que querem deixar de fumar se reúnem e trocam experiências, sob a orientação de profissionais capacitados, como psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e dentistas. "Cada paciente é avaliado e acompanhado individualmente, além de participar dos encontros no grupo", observa Kátia.

Os grupos são abertos conforme a demanda. No momento, há quatro em andamento: PSFs do Campestre, Boa Esperança II, Oriente e 1º de Maio. Cada grupo é composto por 15 participantes que se reúnem durante três meses.No primeiro mês os encontros são semanais e nos outros dois, quinzenais.

Coordenadora do programa, a médica Kátia Katachinsky Bianchi explica que é levantado o histórico de cada paciente antes de ser iniciado o tratamento. Também é fornecido o adesivo com a dosagem adequada de nicotina, de acordo com cada caso, as doses são de 21mg, 14mg e 7mg, e cada paciente recebe uma caixa com sete unidades, sendo que o adesivo deve ser trocado diariamente. "A taxa de sucesso do tratamento antitabagismo nas unidades de saúde do município é de 48% e supera a média nacional, que é de 20%", comemora Kátia.

Além dos PSFs do Campestre, Boa Esperança II, Jardim Oriente e 1º de Maio, o programa é desenvolvido também no Santa Rosa 1 e 2, Boa Esperança 1, IAA 1, Itapuã 2, Jaraguá 1, e Astúrias, de acordo com a demanda.

Para participar, o paciente deve procurar sua unidade de saúde. Se não houver grupo formado na unidade a que pertence, ele é encaminhado à mais próxima. De acordo com Kátia, todas as regiões do município são cobertas pelo Programa Antitabagismo para facilitar o acesso ao tratamento.

TABAGISMO

O tabagismo é considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a principal causa de morte evitável no mundo. A entidade estima que um terço da população mundial adulta, cerca de 2 bilhões de pessoas, sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina mundial e 12% da feminina fumam. Inquérito realizado em Piracicaba, em 2009, indicou que a prevalência do uso de tabaco em maiores de 15 anos era de 21%.

O tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, 25% das mortes por derrame cerebral. Ainda segundo a OMS, mais de 5 milhões de pessoas morrem anualmente no mundo por causa do cigarro. E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando.