Projeto Aedes do Bem™! tem apoio de 92,8% da população

1 de dezembro de 2016 • Coordenação DAF

Nova pesquisa de opinião encomendada pela Oxitec, empresa contratada pela prefeitura para o combate do Aedes aegypti, aponta que o Aedes do Bem™!, mosquito geneticamente modificado, conta em novembro com o apoio de 92,8% da população.

A aprovação do público à solução apresentada pela Oxitec para o controle de vetores da dengue, Zika e chikungunya tem crescido de modo consistente, à medida que moradores da área em que o projeto está sendo desenvolvido continuam percebendo seus benefícios.

"O aumento da popularidade do Aedes do Bem™! em Piracicaba é reflexo do árduo trabalho realizado por agentes de saúde e pela equipe da Oxitec, explicando o que é e como funciona o nosso mosquito, mas não só", afirma Glen Slade, diretor da Oxitec do Brasil, empresa que produz o Aedes do Bem™!

"Esse alto índice de aprovação é também fruto dos benefícios que essa solução traz ao povo de Piracicaba, incluindo a redução na população do Aedes aegypti selvagem e uma queda significativa no número de casos de dengue, relatada pela Vigilância Epidemiológica de Piracicaba em julho de 2016”.

O levantamento, coordenado pelo CW7 instituto que aplicou a pesquisas, foi realizado entre os dias 1 e 7 de novembro de 2016, durante os quais 1.200 moradores da cidade com 16 anos ou mais foram entrevistados. A margem de erro é de +/-2,8% e o nível de confiança de 95%.

A taxa de 92,8% em novembro de 2016 representa melhora em relação ao nível de apoio de 88,3% medido em junho de 2016. Desde o início do projeto no CECAP/Eldorado, bairro onde o Aedes do Bem™! vem sendo liberado desde abril de 2015, as pesquisas de opinião do CW7 mostram que a porcentagem de moradores de Piracicaba que conhecem o projeto aumentou de 80,3% para 97,6%.

A Oxitec trabalhou dedicadamente em conjunto com a Secretaria de Saúde de Piracicaba para comunicar os detalhes e benefícios do projeto para o público. Com o projeto se © 2016 Oxitec, expandindo de um único bairro para abarcar a grande região central de Piracicaba, com 60 mil moradores, as ferramentas de comunicação usadas pelo projeto Aedes do Bem™! incluíram jornais, outdoors, anúncios em ônibus, rádio e um quiosque de informações no maior shopping center de Piracicaba.

“A pesquisa mostra de modo convincente que nossas atividades de engajamento público foram extremamente eficientes. Estou tão entusiasmado com o conhecimento da população sobre a tecnologia quanto com seu apoio ao Aedes do Bem™!, afirma Guilherme Trivellato, coordenador de trabalho de campo da Oxitec do Brasil.