Projeto MusicalMente encerra programação do Setembro Amarelo 2023

22 de setembro de 2023 • Felipe Poleti
O psicologo Sérgio Santos é vocalista do grupo de músicos que vai se apresentar no MusicalMente

A música exerce influência psicológica sobre o comportamento do indivíduo e tem a capacidade de reconstruir identidades, integrar pessoas por meio de seu poder de inserção social e redução da ansiedade, melhora a autoestima, além de funcionar como importante meio de comunicação. É com esse pensamento que a Secretaria de Saúde e o Centro de Comunicação Social (CCS) da Prefeitura de Piracicaba realizam a 1ª edição do projeto MusicalMente na próxima quarta-feira, 27/09, no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central, a partir das 9h, com a proposta de levar música enquanto promotora de vida, ocupando espaços e equipamentos públicos de maneira que estimule a cidadania, lazer e integração social de forma gratuita.

Nesta primeira edição, a atividade vai reunir cerca de 200 pacientes atendidos pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Piracicaba, de todas as idades, para uma apresentação musical diferenciada por meio da banda liderada pelo psicólogo Sérgio Santos (vocal), ao lado de Reginald Teixeira (baixo), Vinícius Leite (teclados), Paulo Bortolozo (violão e guitarra) e Marcelo Guga (bateria). Nesta apresentação, o grupo vai mostrar o poder que a música possui em transformar a vida das pessoas. “Vai funcionar nos mesmos moldes da musicoterapia, melhorando o humor e a qualidade de vida dos pacientes, o que colabora positivamente no processo de reabilitação aliviando a dor e, principalmente, a ansiedade”, disse Maurício Cantoni, do CSS.

Conforme explica Vandrea Novello, coordenadora da RAPS, a atividade encerra a programação voltada ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção e sensibilização ao suicídio. “Esta atividade é voltada principalmente aos nossos pacientes e seus familiares, para que saiam da rotina com uma atividade acolhedora e de cidadania. Além disso, vem fechar com chave de ouro a nossa programação do Setembro Amarelo que percorreu inúmeras unidades de saúde por todos os bairros da cidade”, afirmou.

No local, os participantes também poderão participar de atividades lúdicas promovidas pelos parceiros como as secretarias municipais da Ação Cultural (Semac) e de Esportes (Selam), e do Rotary Club de Piracicaba, por meio de atividades lúdicas e de lazer com pula-pula, pipoca e algodão-doce, além da distribuição de lanches aos atendidos pela RAPS.

OUTRAS AÇÕES – Recentemente, o CCS já realizou parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) por meio do projeto Música no Varejão, que levou atrações musicais e de dança para estes espaços, proporcionando momentos de lazer e bem-estar aos usuários dos varejões municipais por toda a cidade.