PSF Costa Rica realiza projeto Saúde na Escola

14 de outubro de 2016 • Coordenação DAF

O bullying e as diferenças de cada um foram temas de uma apresentação teatral para os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Oriani, hoje, 14/10, realizada por agentes de saúde do PSF (Programa Saúde da Família) do Costa Rica. A atividade lúdica com personagens de histórias infantins concluiu a primeira etapa do projeto Saúde na Escola e também festejou o Dia das Crianças, comemorado no último dia 12 de outubro.

Iniciado em agosto, o projeto tem como objetivo orientar os alunos sobre os cuidados com a saúde. Na primeira etapa o tema abordado foi higiene pessoal e bucal. A atividade contou com apoio da direção e professores da escola e envolveu todos os estudantes.

De acordo com Ana Beatriz de Moura, enfermeira chefe do PSF, a ação está sendo desenvolvida tanto da escola de ensino fundamental quanto na escola de ensino infantil e atinge crianças da faixa etária de 3 até 11 anos. “O objetivo é orientar as crianças para que elas se tornem multiplicadoras das informações na família”, explicou a enfermeira.

Para a diretora da EMEF, Marluce Queiroz, a parceria com o PSF tem sido importante, pois os alunos ficam mais atentos às orientações das profissionais de saúde do que quando são repassadas pelo educador. “Elas trazem mais conhecimento sobre vários temas e isso nos ajuda muito”, salientou Marluce.

João Pedro Cardoso Pereira, 11 anos, aluno do 5º ano, aprendeu que é preciso cuidar bem dos dentes. “É preciso escovar todas as vezes que comemos senão ele adoece e fica dolorido”, disse. Já a pequena Ana Beatriz Martins dos Santos, 10 anos, estudante do 4º ano, ficou atenta à apresentação teatral e aprendeu a respeitar as diferenças. “O importante é respeitar a todos e coloborar com os amigos da escola e também do bairro”, concluiu.

Segundo a agente de saúde Vanessa Moreira Silva Alves, o projeto terá continuidade com novos temas, como combate à dengue, reciclagem e cuidados com meio ambiente. “Já estamos planejando as próximas ações, pois os resultados foram muito positivos”, disse.

Fotos: Justino Lucente