PSF IAA 2 desenvolve projeto Sexualidade na Escola

24 de setembro de 2014 • Coordenação DAF

Com o objetivo de aproximar a unidade de saúde dos estudantes, as profissionais do PSF (Programa Saúde da Família) IAA 2 desenvolvem, desde o início deste ano, um programa de educação continuada dirigido aos alunos da Escola Estadual Professora Catharina Casale Padovani.

Batizado de Sexualidade na Escola, o programa teve como embrião o Projeto UP, desenvolvido pelas profissionais em 2013 após solicitação da Diretoria Regional de Ensino. “O foco do Sexualidade na Escola é abordar a questão da educação sexual para os jovens de 12 a 16 anos que frequentam a escola do Santa Teresinha e registramos uma excelente participação nos encontros” destaca Suzana Zanin Souza, agente comunitária de saúde do IAA2.

O projeto foi dividido em 17 encontros e aborda temas como diferenças entre adolescentes, autoestima, comportamento, corpo, prevenção às DSTs, entre outros. “Os grupos que participam do projeto foram formados pela indicação dos professores e incluem alunos do sexto ano do ensino fundamental ao ensino médio. Durante os encontros, fazemos dinâmicas, discutimos os temas e colocamos uma caixinha de dúvidas à disposição dos estudantes”.

De acordo com Michele Cláudio Viana, enfermeira responsável pelo PSF, a ideia do projeto é aproximar a unidade desse público. “Queremos abrir as portas do PSF para também encaminharmos os adolescentes ao Casap (Centro de Atenção à Saúde do Adolescente). Devagarzinho vamos quebrando paradigmas e difundindo valores como respeito, educação, amor, paciência e amizade a esses estudantes”, relata.