PSF reúne estudantes em mobilização contra o Aedes

4 de março de 2016 • Coordenação DAF

Com o slogan “Xô Zika” e com muitos cartazes, aproximadamente 150 crianças e adolescentes da Escola Municipal Thales Castanho de Andrade, da Escola Municipal de Educação Infantil Ângelo Zoccantte Filho e do Case (Centro de Atendimento Socioeducativo) realizaram na manhã de quarta-feira (02) uma caminhada pelas ruas do Jardim Oriente.

Coordenada pela equipe da unidade do PSF (Programa Saúde da Família) do bairro, a ação teve como objetivo conscientizar os moradores para que façam a retirada constante dos potenciais criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do Zika vírus.

A enfermeira chefe do PSF, Elisabete Esposto, explica que os agentes de saúde da unidade realizarão ainda um arrastão casa a casa, com a retirada de criadouros e orientando os moradores. O trabalho contou com a parceria entre as escolas para envolver as crianças para uma maior conscientização. “Nada melhor do que a criança para conscientizar a família sobre os perigos do acúmulo de entulhos que são sempre onde pode ter água parada e com isso se tornar um criadouro do Aedes”, salienta Elisabete.

Durante a caminhada, a pequena Maria Karla Nunes Moreira da Silva, de cinco anos, não se intimidou e conversou com a dona de casa Cleide Leonildes da Silva, moradora da rua Geraldo Braggion. “Precisa tirar tudo que deixa água parada para não nascer os ovinhos do mosquito da dengue”, disse Maria Karla.

Consciente de seu papel, Cleide disse que diariamente olha os vasos de planta e não deixa acumular água em sua residência e também orienta os moradores vizinhos. Ela também elogiou a mobilização envolvendo as crianças do bairro. “Cada um deve fazer a sua parte e as crianças estão ensinando os adultos a cuidar e evitar o Zika e outras doenças transmitida pelo Aedes”.

Durante a caminhada, as crianças distribuíram panfletos com orientação para evitar os criadouros do Aedes aegypti.