Qualidade de vida: Prefeitura realiza entrega de 30 aparelhos auditivos a pacientes SUS

16 de janeiro de 2024 • Felipe Poleti
Sandra Lemos afirmou ter recuperado a autoestima e está mais feliz após receber os aparelhos auditivos

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou 30 aparelhos auditivos que beneficiaram 17 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Piracicaba e garantiram mais autonomia e melhor qualidade de vida a eles. A entrega foi realizada no início deste mês, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) – o Postão, atrás do Mercado Municipal. Além dos aparelhos, os pacientes também receberam orientações da equipe de fonoaudiólogas da Prefeitura. O investimento com a aquisição os aparelhos foi de R$ 35,4 mil e a verba vem por meio de parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), que direciona valores de multas para compra de equipamentos de reabilitação, neste caso o Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI).

Entre as contempladas está a diarista Sandra Regina Lemos, de 50 anos. Ela conta que aguardava desde 2019 pelo equipamento e que está sendo muito emocionante a vida após esta conquista. “Chorei muito na hora que recebi o aparelho. Foi uma mistura de sensações. Só tenho a agradecer pelo atendimento recebido e por toda atenção que as equipes da Saúde me deram”, disse.

Pacientes com deficiência auditiva receberam próteses no início deste mês

Sandra enfatiza que não foi fácil assumir a deficiência auditiva. “Foram muitos anos sem assumir que estava perdendo a audição. A televisão já não escutava direito e o volume precisava ficar muito alto, não compreendida o que minha mãe falava comigo, entre outras coisas. O mais marcante foi quando, no meu trabalho, me foi solicitado algo que não escutei corretamente e fui cobrada por aquilo, foi nesse momento que percebi que o problema era grave e procurei ajuda. Mas até esse momento foram-se muitos anos”, lamenta. “Para mim, o que importa é a emoção de viver ouvindo o mundo lá fora, os carros, os meus animais de estimação, até com o barulho do ventilador eu me emociono”, brincou.

A auxiliar de serviços gerais, de 47 anos, Márcia Valles Liberato Feitor, também está feliz com a conquista, porém, alertou sobre a dificuldade em aceitar a perda da audição. “Quando tinha 15 anos eu precisava fazer uma cirurgia auditiva, porém, não fiz. O tempo foi passando o problema se agravou. Só fui procurar ajuda quando já tinha perdido a audição do lado esquerdo”, disse. Márcia reforçou que a sua situação só não ficou pior devido ao atendimento das equipes do Postão. “Fui muito bem atendida, as médicas e fonos foram atenciosas e me ajudaram muito. Se estou conseguindo ter a oportunidade de ouvir bem novamente, devo a elas. Ano passado fiz os exames necessários e agora já estou com os aparelhos auditivos”, afirmou. “A mudança e a qualidade de vida eu vejo aqui no meu trabalho, onde minha produtividade aumentou”, completou.

Márcia Valles Liberato Feitor relatou emoção na entrega do aparelho auditivo e felicidade por conseguir a escutar bem novamente

A confirmação da melhora vem da amiga e chefe da loja de decorações onde Márcia trabalha há quatro anos, Alzira Forti. “Ela sempre foi muito empenhada, mas a audição prejudicava seu rendimento. Agora, dá para ver a alegria no olhar dela e no empenho nas suas atribuições. Conhecemos ela, sua vida e estamos todos muitos felizes por ela ter alcançado essa conquista”, declarou.

TEM MAIS – Para 2024, conforme destaca o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Junior, já estão reservados R$ 680 mil para compra de aparelhos, sendo R$ 400 mil para AASI e outros R$ 280 mil para OPMs (Órteses, Próteses e Meios de Locomoção). “Estamos trabalhando para conseguir diminuir a espera por esses aparelhos de reabilitação. Por ser serviço público, nem sempre a burocracia permite que as coisas aconteçam de forma mais rápida como a gente quer, mas temos muitos servidores empenhados em garantir a ampliação do atendimento e a oferta deste material a população”.

ACESSO – Para os usuários do SUS terem acesso aos aparelhos auditivos, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde de referência e passar por consulta com clínico geral para posterior encaminhamento a otorrinolaringologista. Por meio de exame de audiometria será verificado o grau de surdez. A partir deste resultado, se necessário, é feita uma ficha pré-cadastro que é o protocolo para abrir APAC (Autorização de Procedimentos Ambulatoriais de Alta Complexidade) exigida pelo Ministério da Saúde. Cabe lembrar que a prioridade para receber estes aparelhos é crianças de zero a 15 anos, sempre respeitando as normas e critérios estabelecidos pelo Governo Federal.

ESPERA – Atualmente, 1.076 pessoas aguardam por um Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), conforme explica Rafaela Mossarelli Penedo, enfermeira e coordenadora do Departamento de Atenção Secundária (Especialidades) da SMS. Ela destaca que a cidade mantém convênio com o Ministério da Saúde que disponibiliza – sem custo a municipalidade – aparelhos para atender até 10 usuários do SUS/mês em Piracicaba por meio do programa de Reabilitação Auditiva. “As políticas públicas voltadas aos deficientes auditivos ainda é muito pequena no país, por isso não conseguimos atender um número maior de pessoas. Apesar disso, estamos sempre À procura de novas ações e oportunidades para diminuir a espera de forma mais rápida possível”, disse.