Quase 300 idosos acamados e institucionalizados foram vacinados contra a gripe

7 de junho de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Andressa Mota

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Vigilância Epidemiológica (VE), segue com a Campanha de Vacinação contra Gripe (influenza/H1N1) no município. Como ação da campanha, no sábado, 05/06, 297 idosos foram vacinados em casa (acamados/impossibilitados) e nas instituições de longa permanência.

De acordo com a VE, 209 idosos acamados/impossibilitados de procurar uma unidade de saúde receberam a vacina em casa e outros 88 idosos foram vacinados na instituição em que residem. Essa ação tem por objetivo garantir a vacina da gripe a todas as pessoas com 60 anos ou mais do município.

“Nossas equipes se dirigiram, no último sábado, casa a casa para vacinar contra gripe os idosos identificados acamados, que a família ou a unidade de saúde solicitou a vacinação nesta modalidade, e nas instituições de longa permanência que também solicitaram a vacinação no local. Imunizar contra a gripe é mais uma forma de protegermos nossos idosos em meio à pandemia”, reforça o secretário da Saúde, Filemon Silvano.

PÚBLICOS-ALVO – A vacinação contra gripe está na segunda etapa, quando podem ser vacinados idosos – 60 anos ou mais-, trabalhadores da saúde, professores das redes municipal e particular, crianças de 6 meses até menores de 6 anos, gestantes e puérperas. Esses públicos devem procurar uma unidade de saúde em dias úteis no período da manhã, das 8h às 12h, para tomar a vacina.

Para se vacinar, basta apresentar a carteirinha de vacinação e um documento de identificação com foto. Os professores precisam ainda comprovar vínculo ativo com a instituição de ensino em que atua, como holerite, carteira de trabalho, contrato de trabalho ou crachá.