Quatro bairros recebem ações de combate à dengue amanhã, 11/02

10 de fevereiro de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto e Fotos: Felipe Poleti/CCS

Promovidas pelo Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, as ações do Mutirão e Arrastão da Dengue que acontecem amanhã, 11/02, passam por quatro bairros da cidade. O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

Neste sábado, as equipes do Arrastão da Dengue estarão na região dos bairros Jaraguá e Vila Dr. Jorge Pacheco Chaves, tendo como ponto de encontro a Igreja Menino Jesus de Praga, das 8h às 14h. A orientação do coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, é para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores.

Nesta mesma data ainda acontecem na cidade dois mutirões. O primeiro é das 8h às 13h na região Oeste, nos bairros Itapuã e Jardim Planalto, com ponto de encontro no Varejão do São Jorge, ao lado do terminal de ônibus. O segundo mutirão passará nos comércios da região da Rua do Rosário, com ponto de encontro na Praça Moraes Barros, no Centro, das 8h30 às 10h30.

DADOS – De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 01/01 a 10/02 de 2023 foram registradas 437 notificações para a dengue, com 19 casos positivos e nenhum óbito na cidade. No mesmo período de 2022, foram 743 notificações, 16 casos confirmados e também nenhum óbito.

Arrastão da Dengue acontece neste sábado, 11/02

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:

– Eliminar focos de água parada;

– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda;

– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

– Limpar sempre as calhas dos canos;

– Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

– Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;

– Não deixar acumular água em pneus;

– Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumularem água;

– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

– Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.