Realização de teste no “Hospital de Campanha Piracicamirim”

10 de junho de 2020 • Leandro Bollis
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que para realização do teste para diagnóstico da COVID-19 no “Hospital de Campanha Piracicamirim” – UPA Piracicamirim, o paciente deve se enquadrar no “Protocolo de Manejo Clinico de Coronavírus” elaborado pelo Ministério da Saúde. Diversos fatores são levados em conta para realização do procedimento.
“O paciente deve apresentar um quadro de sindrome gripal, como tosse, coriza, dor de garganta e febre, entre outros, e ter algum fator de risco (idade, comorbidade, entre outros). O mesmo será avaliado por um médico para diagnóstico e eventual necessidade da realização ou não do teste, ou seja, dentro de um critério clinico”, explica a superintendente do setor de Urgência e Emergência da Saúde, dra. Flávia Sá.
Antes de ser encaminhado à UPA Piracicamirim, o paciente passa pelo Centro de Triagem do Coronavírus, porta de entrada dos pacientes com síndrome gripal durante a pandemia no município e que está instalada ao lado da unidade.
Os pacientes que procuram a unidade são divididos basicamente em três níveis: os que apresentem sintomas leves de gripe são medicados e orientados sobre cuidados de higiene individual e domiciliar; os que apresentem síndrome gripal leve são encaminhados à Atenção Básica (CRAB, UBS e USF) e acompanhados à distância, via telefone. Por fim, os que apresentem síndrome respiratória com sinais de alerta são avaliados e, a partir daí, encaminhados para a UPA Piracicamirim, onde são acompanhados por outra equipe, que avalia os critérios para realização do teste e/ou internação hospitalar na própria unidade e/ou nos hospitais de referência do município (Santa Casa, Hospital dos Fornecedores de Cana e Hospital Regional).
De acordo com o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, o fluxo de atendimento foi traçado em equipe, com a participação de coordenadores da Atenção Básica, do Centro de Vigilância em Saúde (Cevisa), da Urgência e Emergência e dos hospitais. “Tudo foi pensado tecnicamente para dar mais segurança à população neste momento, garantindo assim um atendimento qualificado”, disse Mello.
O Centro de Triagem do Coronavírus instalado ao lado da UPA Piracicamirim – rua Rio Grande do Norte, 135 –, desde o dia 1º de abril, já atendeu mais de 6 mil pessoas.