Rede de Atenção Psicossocial realiza a exposição virtual Uma Palavra Não Dita

21 de maio de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Autor: CCS – Imagem: Reprodução

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Piracicaba, vinculada a Secretaria Municipal de Saúde, apresenta a exposição virtual Uma Palavra Não Dita pela plataforma https://umapalavranaodita.wixsite.com/2021. A exposição apresenta trabalhos artísticos e poéticos produzidos nas oficinas de artes e grupos terapêuticos das unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Bela Vista, Ambulatório de Saúde Mental (ASM) Vila Cristina e Vila Sônia, ASM Álcool e Drogas, CAPS Infantil e Residência Terapêutica.

Olhos Divinos, do Coletivo da Oficina de Artesanato do CAPS-II Bela Vista

Idealizado pelas oficineiras de artes Beatriz Magosso e Mariana Santi, o intuito da exposição é valorizar, divulgar e dar visibilidade aos trabalhos artísticos produzidos pelos pacientes-artistas assistidos pela rede. “Ficamos encantadas diante da expressividade e diversidade das criações realizadas pelos pacientes, sejam elas poesias, quadros, pinturas, desenhos e artesanatos. A exposição vem para inspirar novos olhares”, destaca Beatriz.

Diante do cenário atual, crise sanitária e restrições de distanciamento social, a RAPS buscou a realização da exposição no formato online. “Porém, assim que possível o evento ganhará um espaço físico e itinerante entre as unidades de saúde mental da cidade”, completa Mariana.

Caminhão Mercedes-Benz Actros 2020, de Mário B.F. Bezerra, da ASM Vila Cristina

A exposição também reforça o Dia da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, sendo considerado uma conquista e evolução no tratamento de pessoas com doenças ou transtornos psiquiátricos. “O Movimento Nacional da Luta Antimanicomial, o MNLA é um processo de luta permanente perante a sociedade civil e política, uma vez que todos os dias se faz necessário lembrar que essa luta ainda não chegou ao fim. São vários os desafios de construir uma nova representação social sobre a ‘loucura’, de colocar em evidência os direitos que devem ser garantidos e de construir seu protagonismo”, reforça Vandrea Novello, coordenadora da RAPS.

Vandrea completa que a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) tem o objetivo de “ser uma alternativa ao modelo hospitalar de tratamento para pessoas com transtornos psíquicos ou decorrentes do uso abusivo de substâncias psicoativas, essas unidades atendem pessoas que necessitam de acompanhamento intensivo, buscando o fortalecimento da autoestima, da cidadania e da reintegração com a família e a sociedade”.

CASA COLETIVA. Autores: Isabela C. Rafael; Isabel C.F. Conceição; Ivair J.F. Camargo; Jacqueline M. da Silva; Ronei S. Santos; Silvana Molaia; e Thaís M. Lopes, da ASM-AD.