Reforma traz maior agilidade no atendimento do Samu

16 de junho de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto e fotos: Felipe Poleti/CCS

No começo deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde concluiu obras de reforma e manutenção estrutural no prédio do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O valor total das obras foi de R$ 106,4 mil, que consistiu na troca da rede estrutural (internet), que permitiu a organização da comunicação e dados do serviço ao valor de R$ 60 mil, além da ampliação do estacionamento das ambulâncias reservas e cobertura do corredor até a área de descontaminação de equipamentos dos servidores que atendem chamados Covid-19 ao valor de R$ 46,4 mil. Os serviços foram realizados pelos departamentos de Manutenção e de Informática da pasta.

De acordo Maria Cristina Colonnese, coordenadora administrativa de enfermagem do Samu, estas ações colaboraram para melhoria no atendimento à população e no cuidado com a saúde dos trabalhadores do Samu. “Com a cobertura do estacionamento, conseguimos criar um corredor coberto para que o servidor que atendeu um paciente com Covid-19, por exemplo, possa fazer o caminho direto até a área de descontaminação, sem isso, o caminho dele era por dentro da unidade o que gerava risco. Agora, com a nova rede de comunicação, estamos com internet de alta qualidade e monitoramento integrado das ambulâncias. Pelo serviço de saúde online é possível monitorar em tempo real a ocorrência por meio de tablet na ambulância, conectado à rede, bem como a localização das unidades que estão na rua em atendimento”, destaca.

Chamadas são monitoradas em tempo real com novas melhorias

Com base na avenida Dr. Paulo de Moraes, próximo ao Varejão da Paulista, o serviço médico possui equipe com 88 funcionários, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores de veículo de urgência, médicos e técnicos auxiliares de Regulação Médica/Rádio Operadores.

Atualmente, o Samu tem seis ambulâncias USB (Unidades de Suporte Básico), uma USA (Unidade de Suporte Avançado ou UTI Móvel), e cinco ambulâncias reservas (apoio), que promove o atendimento de uma população superior a 510 mil pessoas em 11 municípios da Microrregião de Piracicaba.

ATENDIMENTOS – A média do número de atendimentos mensais do Samu de Piracicaba é de 2,5 mil com envio de viatura, onde um terço é o chamado APH (Atendimento Pré-Hospitalar) Secundários, Procedimentos Intra-Hospitalares, por exemplo, entre hospitais, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS) e outras Unidades Médicas. Já os APH Primários ou ocorrências de ruas, respondem pela maioria das chamadas no 192.

Maria Cristina Colonnese é coordenadora administrativa de enfermagem do Samu

O serviço, que funciona 24 horas, é acessado pelo 192 e acionado pela Central de Regulação das Urgências – que regula o funcionamento do serviço e dos leitos hospitalares de urgência.