Região do Novo Horizonte recebe mega mutirão de combate a dengue

29 de março de 2019 • Leandro Bollis

Este sábado (30/03) é dia de mega mutirão de combate ao Aedes – mosquito transmissor da dengue, zika echikungunya – na região do bairro Novo Horizonte. Pelo menos 100 agentes das Unidades Básicas de Saúde (USFs) e supervisores do Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, estarão visitando 2,7 mil domílicios e orientando à população daquela região do município.

As ações terão inicío às 7h e prosseguem até às 13h. A concentração ocorre no Centro Comunitário do Novo Horizonte e irá passar ainda pelos bairros Kobayat Líbano, Santa Fé I, II e III e Parque dos Sábias. Serão passadas orientações e haverá entrega de folhetos sobre o mosquito transmissor e formas de combate, bem como retirada de criadouros.

De acordo com o coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, os bairros escolhidos para a campanha correspondem à região onde foram confirmados casos de dengue registrados no município neste ano. “O trabalho de orientação e combate se dá também em sintonia com a Vigilância Epidemiológica (VE). Sempre que temos notificações ou confirmações de casos de dengue, atuamos preventivamente para evitar novos casos”, explicou.

Segundo ele, a população precisa ter consciência em função dos casos de dengue que estão sendo registrados e colaborar com os agentes de saúde durante a ação permitindo o acesso dos mesmos nas residências.

As ações de combate a dengue estão sendo realizadas constantemente pela Prefeitura. Nas duas últimas semanas, as ações ficaram concentradas na Região Central.