SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Residência Médica da Secretaria de Saúde forma mais 14 médicos especialistas

22 de fevereiro de 2019 • Leandro Bollis

O anfiteatro da Prefeitura foi palco ontem (21/02) do evento de formatura da terceira turma da Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde. Familiares e amigos acompanharam o recebimento dos certificados de 14 médicos que concluíram seus estudos nas mais diversas especialidades, como Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Urologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade e Pediatria.

A cerimônia contou também com as presenças do prefeito Barjas Negri, secretário municipal de Saúde, dr. Pedro Mello, coordenadores do programa, preceptores, além de representantes da Santa Casa e do Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC).

O programa é supervisionado pela Comissão de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde (Coreme) e tem atualmente à presidência do dr. Anderson Roberto Guerra, sendo vice dr. Raul Sartini. A Residência Médica visa qualificar o Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do ensino-aprendizado, caracterizado pelo treinamento dos médicos em serviço, com orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

Ao longo do período, de 2 a 3 anos, dependendo do curso, os médicos residentes transitam por diversos setores da rede pública: PSF, UBS, Centro de Especialidades, Unidades de Pronto Atendimento, CPAN, COT e outros, além do Hospital dos Fornecedores de Cana e da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba, prestando serviço de atendimento ao usuários SUS, sob a supervisão de preceptores. Alguns estágios considerados optativos podem ser realizados fora do município, em serviços de excelência na área de interesse do jovem médico.

Desde 2015, quando começou a primeira turma, 38 médicos se especializaram, incluindo os 14 que concluíram seus cursos na tarde de ontem. Outros 29 estão estudando, mais 23 foram aprovados para iniciar na turma deste ano e devem realizar as matrículas ainda hoje (22/02), visto que as aulas começam dia 1 de março.

A Residência Médica da Secretaria de Saúde tem recebido alunos de todos os cantos do pais, inclusive do exterior, o que a tornou uma referência nacional. Entre os novos formandos havia médico de Goiás, Belém, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, inclusive um do Haiti.

O prefeito Barjas Negri relembrou o empenho da prefeitura e da equipe da Secretaria de Saúde para conseguirem implantar a Residência Médica no município, trabalho iniciado em 2005, quando do seu primeiro mandato como prefeito. “É um sonho antigo, mas que foi obtido apenas recentemente, em 2015, envolvendo toda as equipes da pasta e dos hospitais parceiros, Santa Casa e Fornecedores de Cana”. Agradeceu a escolha dos alunos pela cidade e pediu que divulguem Piracicaba pelo Brasil. “Obrigado por terem escolhido Piracicaba. Temos aqui uma boa rede de saúde, com qualidade acima da média nacional. Peço então que divulguem nossa cidade, para que outros médicos venham fazer a nossa Residência Médica”.

O secretário de Saúde, dr. Pedro Mello destacou o fato de a especialização ser fundamental para a formação médica. “Todo médico passa por pelo menos três experiência em sua vida de estudo. A primeira é quando entram na faculdade. A segunda é quando se forma. Mas a experiência de maior peso é a terceira, quando concluem a Residência Médica. Porque é de fato quando ganham autonomia e tornam-se definitivamente responsáveis pelos seus próprios atos ao longo da profissão”. Destacou também o valor dessa formação quando se tem em vista o atendimento do publico que mais precisa do SUS. “A Residência Médica foi pensada para melhorar de fato o atendimento a essa população”.

De acordo com dr. Rogério Tuon, coordenador do Programa de Residência Médica em pediatria, destacou oo apoio da secretaria de Saúde para a implantação do programa. “Isto só foi possível porque a Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba apoiou o projeto e permitiu a capacitação de profissionais para organizar e estruturar os diversos cenários para que os Programas de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde se tornassem uma realidade. E isto só pôde ser concretizado pelo apoio dos mais diversos parceiros, como o Hospital Fornecedores de Cana, Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba e profissionais médicos da rede do Sistema Único de Saúde, que mesmo inseguros, mas imbuídos da melhor das boas intenções, aceitaram o desafio de passar um pouco de seus conhecimentos aos jovens médicos, ansiosos por aprendizado de qualidade”.

Ao final, cada médico residente recebe o diploma e passa a ser reconhecido como médico especialista na área escolhida.

 

‹ voltar