Reunião inicia discussão para ampliar acessibilidade aos serviços públicos

24 de agosto de 2023 • Felipe Poleti
Em uma mesa retangular, seis pessoas discutem melhorias na acessibilidade as pessoas surdas aos serviços da prefeitura
Bia Turetta, Nara Campos, Luis Cassinelli, Giselle Milhomen, Fernando Gozetto e Tassia Espego durante a reunião desta quinta-feira

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), desde 2021, é pioneira no interior do Estado de São Paulo ao oferecer acessibilidade em Libras online em todas as unidades de saúde do município por meio do aplicativo Icom. Com o apoio da Assupira (Associação de Surdos – Libras Piracicaba), o Poder público retomou os estudos para ampliação do serviço inclusivo para as demais secretarias municipais.

O assunto foi tema de reunião que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 24/08, no gabinete do secretário de Governo, Luis Cassinelli, com as representantes da Assupira Giselle Lorena Milhomen e Beatriz Turetta. Também marcaram presença Fernando Gozetto, representante do setor de informática da SMS, Tássia Espego, diretora do Centro de Comunicação Social, e Nara Campos, assessora da Secretaria de Governo.

Atualmente, o atendimento pelo app Icom está disponível em todas as unidades de saúde da atenção básica, especialidades e farmácias, além das unidades de pronto atendimento (UPAs) e a COT (Central de Ortopedia e Traumatologia). “Nossa intenção é que outras secretarias também tenham acesso a este sistema e que mais pessoas tenham um acolhimento digno nos serviços oferecidos pelo poder público”, afirmou Cassinelli.

A representante da Assupira, Giselle Milhomen, agradeceu o apoio da Prefeitura. “Estamos felizes por colaborar com esse projeto que vai dar mais qualidade de vida para as pessoas surdas e seus familiares no município. É um pequeno passo, mas a nossa luta não para aqui”, disse.

Já para Bia Turetta, a discussão da ampliação dos serviços do Icom na cidade é uma conquista e “representa que ainda há esperança de um mundo mais justo e mais acessível para todos”. “A realização desse sonho nos mostra que não podemos desanimar frente aos desafios do dia a dia e que quando nos unimos somos mais fortes. Seguimos na luta e desejamos que outras cidades também façam o mesmo”, conclui.

O ICOM – Por meio do sistema QRCode, que está em cartazes afixados nas unidades de saúde, com o uso do celular, a pessoa surda que opta pela comunicação em Libras pode acessar o aplicativo e um intérprete online fará a intermediação entre paciente e funcionários da saúde como médico, enfermeiro e farmacêutico. Cabe lembrar que, para utilizar o sistema o usuário deve ter o seu celular, com internet, para acessar o QRCode e utilizar o serviço.

INCLUSÃO – Desde julho, a Prefeitura conta com um novo site mais dinâmico e acessível com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão às informações do poder público. O portal é otimizado para melhorar a experiência de navegação das pessoas com deficiência e demais pessoas com alguma limitação no uso da internet. As pessoas surdas, por exemplo, conseguem ter acesso ao conteúdo escrito, transcrito em libras. “O cidadão sabe o serviço que ele precisa, mas nem sempre sabe como este serviço está classificado na estrutura funcional da Prefeitura, e a nós, coube a tarefa de deixar isso fácil e ágil, com apenas alguns cliques neste novo site, com foco na inclusão, o que antes não era oferecido no portal”, enfatiza Tássia Espego, diretora do Centro de Comunicação Social.