Sábado haverá vacinação contra gripe na Zona Rural

2 de maio de 2014 • Coordenação DAF

A Campanha de Vacinação contra a Gripe (influenza) chega a Zona Rural neste sábado (3). Além das UBSs Anhumas, Ibitiruna, Ártemis, Santana e Tanquinho, a imunização será feita das 8 às 16 horas na escola do Jd. Bartira e no quiosque do Condomínio Colinas do Piracicaba. Durante essa faixa de horário serão montados mais 43 postos volantes que percorerrão toda a área rural de Piracicaba.

Também no sábado a Secretaria da Saúde disponibilizará postos volantes a partir das 8 horas. Até às 16 horas haverá posto de vacinação no Jaú Serve (São Dimas), Coop, Wallmart, Supermercado Ideal, Pão de Açúcar, Delta (Areião) e Carrefour. Os postos da Praça José Bonifácio, Praça Takaki e Terminal Central ficarão até às 14 horas e o posto instalado no Terminal do Vila Sônia permanecerá até ás 13 horas.

Já no domingo as vacinas estarão disponíveis na Igreja São Judas (das 8 às 12h) e na Igreja São Dimas (8h às 11h30). No mesmo dia serão realizadas as primeiras imunizações em pessoas que estão acamadas.

O público-alvo da campanha é formado por crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, pessoas com mais de 60 anos, comorbidades e população do sistema prisional. O total estimado de pessoas a serem vacinadas na campanha é de 79,2 mil, sendo que a meta é atingir o mínimo de 80% dessa população, ou seja, 63,3 mil pessoas. A campanha teve início nacionalmente na terça-feira (22) e está prevista para se prolongar até 9 de maio. A vacina é trivalente, imuniza contra diferentes subtipos de influenza e tem aplicação intramuscular.

A aplicação é contra-indicada em casos de reação anafilática em doses anteriores, reação anafilática após ingestão de ovo ou reação a qualquer tipo de componente da vacina. Para casos de doenças agudas febris graves, a vacina deve ser adiada. A aplicação pode ser aplicada simultaneamente com qualquer outro tipo de vacina do PNI (Programa Nacional de Imunizações) ou administração de qualquer medicamento. A vacina não daá gripe. Segundo o DataFolha, apenas 4% dos vacinados relataram algum tipo de reação, tais como febre, cefaleia e mialgia com início até 48 horas após a aplicação e duração de 1 a 2 dias.

De segunda a sexta-feira, as vacinas serão aplicadas em 65 postos fixos nas unidades da Rede Municipal de Atenção Básica (CRAB, UBS e PSF) e na Esalq e em um posto volante, que ficará no Terminal Central de Integração das 7h30 as 11h.