SAMU capacita Pelotão Rural da Guarda Civil e entrega kits de primeiros socorros

5 de junho de 2014 • Coordenação DAF

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da Secretaria Municipal de Saúde concluiu na tarde desta quinta-feira (5) o treinamento de emergência e primeiros socorros para 14 guardas-civis do Pelotão Rural da Guarda Civil. Durante o encerramento do curso, que teve 20 horas de duração, foram entregues os kits de primeiros socorros que irão estar à disposição de quatro viaturas do pelotão.

Idealizado pelo SAMU, o curso partiu de uma solicitação do vereador Gilmar Rotta (PMDB) ao secretário Pedro Mello. “O vereador vislumbrou essa ideia, que agora se torna realidade com a capacitação dos homens da Guarda que atuam na Zona Rural. É algo de grande importância em função da proximidade deles com a população rural. Tenho certeza absoluta de que teremos muito em breve manchetes dando conta de que a Guarda ajudou a salvar uma vida”, destacou o secretário de Saúde.

Para o capitão Silas Romualdo, comandante da Guarda Civil, os maiores beneficiados com a qualificação do Pelotão Rural são os moradores. “Quem ganha com isso é a população da Zona Rural, que passa a contar com esse auxílio de nossa Guarda, que agora está capacitada a prestar os primeiros atendimentos até a chegada do SAMU”, afirmou Romualdo.

“Conversamos com a população da Zona Rural sobre essa necessidade e o dr. Pedro foi sensível à nossa ideia, entendendo sua importância. Indiretamente, estamos ampliando a equipe do SAMU na Zona Rural”, disse Rotta.

O treinamento foi promovido pelo Núcleo de Educação e Urgência do SAMU sob a coordenação da enfermeira Maria Carolina Aguiar Trigueirinho. O módulo de 20 horas qualificou os guardas-civis a oferecer suporte de primeiros socorros, aplicação de RCP (Reanimação Cardiopulmonar) e uso de desfibrilador automático até a chegada do SAMU. “Tive uma grata surpresa com a receptividade dos guardas-civis, que demonstraram interesse e foram bastante participativos e agora estão aptos a prestar um atendimento de qualidade em seu dia a dia. Com certeza haverá um retorno muito grande para a população”, falou a enfermeira.

KITS
Durante o encerramento do curso, foram entregues os kits de primeiros socorros que irão integrar as viaturas das quatro equipes do Pelotão Rural. Com investimento de R$ 4.587,59, os kits contém DEA (Desfibrilador Externo Automático), luvas de procedimentos, gaze, zobec (compressa cirúrgica descartável), esparadrapo, ataduras, tesoura, talas e bandagem.