SAMU completa 10 anos neste domingo (29)

27 de junho de 2014 • Coordenação DAF

No próximo domingo, dia 29 de junho, o SAMU 192 Piracicaba completa 10 anos de habilitação. No projeto inicial, foi liberado pelo Ministério da Saúde quatro ambulâncias USB (Unidades de Suporte Básico), uma USA (Unidade de Suporte Avançado) e a Central de Regulamentação de Urgências. Como a demanda de atendimento era maior do que o estipulado pelo Ministério, o município manteve mais duas USB e um veículo comum de apoio.

Atualmente, o Samu Piracicaba tem uma frota circulante de seis USB e uma USA. Há também viaturas de reservas (uma USA e seis USB), que são ambulâncias que não possuem equipe tripulante para funcionamento. São consideradas Unidades de Suporte Avançado as ambulâncias UTI, que estão equipadas com desfibrilador e respirador e são tripuladas por condutor habilitado em suporte básico de vida e APH (Atendimento Pré Hospitalar) básico, enfermeiro e médico especializado em suporte avançado de vida. As USB são ambulâncias equipadas com desfibrilador externo automático (DEA) e tripuladar por condutor e técnico de enfermagem, ambos especializados em suporte básico de vida e APH básico.

O quadro de recursos humanos do Samu é composto por 23 auxiliares e técnicos de enfermagem, cinco enfermeiros, um enfermeiro no NEU (Núcleo de Educação em Urgência), 24 condutores socorristas, 15 médicos, 16 TARMs (Técnico Auxiliar de Regulamentação Médica) e ROs (Rádio Operador) – incluindo os da Central de Vagas, que é o APH Secundário –, dois administrativos, um coordenador geral e diretor técnico, uma coordenadora de enfermagem, uma coordenador administrativo e uma diretor clínico.

O cérebro do SAMU é a Central de Regulação Médica, que tem como objetivo ético garantir os serviços de saúde, zelando pela qualidade e segurança. O médico encarregado pela regulação é amparado por protocolos clínicos para classificar e estratificar as demandas por grau de prioridade e necessidade.

Regionalização do SAMU

Desde seu início, o SAMU Piracicaba realiza ações regionais, atendendo também aos municípios que fazem parte da microrregião, seja nas ocorrências advindas das rodovias, em apoio ao Corpo de Bombeiros, concessionárias ou Polícia Rodoviária, seja no transporte pré-hospitalar secundário e interhospitalar, além da regulação dos leitos de urgência.

Diante do empenho e incentivo para construção da rede de Urgência e Emergência, tanto do Estado de São Paulo quanto da União, as redes regionais se tornam boas ferramentas, necessárias e inevitáveis dentro da economia de escala para garantir os princípios de equidade e integralidade do SUS. Nessa perspectiva, está em estudo a implantação do Samu Regional na microrregião de Piracicaba, sendo Piracicaba o município sede. O projeto da Secretaria Municipal da Saúde foi aprovado na CIB (Comissão Intergestores Bipartite) e foi encaminhado ao Ministério da Saúde. A regionalização do Samu passa a vigorar após a aprovação do Ministério.

Após a regionalização também haverá a integração do sistema 192 entre as cidades atendidas. Além disso, estará disponível mais uma USA, uma USB que ficará na base descentralizada de Charqueada e outra USB para a base descentralizada de Capivari. Com a regionalização deverão ser contratados mais cinco motoristas, cinco enfermeiros e médicos para cobrir 60 plantões por mês (não está definido o número de médicos pois não está determinado o regime de contratação).

A implantação do Samu Regional é importante para Piracicaba, pois se transforma em pré-requisito para o município buscar verbas de custeio aos outros componentes da rede de urgência (REU) como, por exemplo, para UPAs, Complexo Regulador e Pronto Socorro Hospitalar.