SAMU recebe duas novas UTIs

9 de dezembro de 2016 • Coordenação DAF

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), 192 de Piracicaba, recebeu hoje mais duas ambulâncias novas, da marca Citroen, totalmente equipadas, que funcionarão como UTIs. Para a aquisição, foram investidos R$ 380 mil do próprio município. Os veículos vão compor a frota a partir de agora, sendo que durante o dia o SAMU trabalha com seis unidades básicas e uma UTI, e durante a noite, com cinco básicas e uma UTI.

Este é o terceiro veículo adquirido para o SAMU durante a gestão Gabriel Ferrato, com recursos próprios, sendo o primeiro uma unidade básica, no valor de R$ 105 mil, que chegou em 2015. Segundo o prefeito, a renovação da frota é um compromisso do Ministério da Saúde (MS). “A rigor, a troca era para ser feita a cada cinco anos. Mas isso não tem acontecido. Para evitar a perda de qualidade do nosso serviço, não tivemos outra alternativa a não ser fazermos nós mesmos os investimentos”, explicou.

Para Gabriel Ferrato, essa aquisição só confirma a decisão do seu governo de dar prioridade à saúde. Disse também que as unidades vão garantir o atendimento imediato da população que precisa desse suporte avançado. “Trata-se, portanto, de um serviço que exige conforto e qualidade, por se tratar de uma emergência, em que o paciente se encontra em situação delicada de saúde, quando não corre perigo de vida”.

O secretário de Saúde, Pedro Mello, observou que a frota do SAMU já vinha dando sinais de esgotamento, e que não seria mais possível esperar a decisão do MS para a renovação. “São veículos que rodam muito, porque atendem não só Piracicaba, como várias cidades da região. Sendo assim, as cidades que integram o SAMU regional junto com Piracicaba terão os seviços desses novos veículos”, concluiu.