SAMU recebeu doação de quatro GPSs para as ambulâncias

26 de dezembro de 2016 • Coordenação DAF

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) recebeu na última sexta-feira, 23, doação de quatro aparelhos de GPS para as ambulâncias. Foram dois da Cooperativa dos Plantadores de Cana (Coplacana), um da empresa de transformadores Q-Luz e um dos vereadores Gilmar Rotta (PMDB) e Ronaldo Moschini (PPS). Cada aparelho custou R$ 600 e são da marca Garmim.

De acordo com o coordenador do SAMU, Orival Macruz, a tecnologia vai ajudar muito no deslocamento das unidades pela área rural, porque os equipamentos estarão conectados ao sistema da Secretaria Municipal de Abastecimento (SEMA), com o cadastro de acesso a todas as propriedades rurais. “Com a trajetória facilitada, reduziremos o tempo necessário para atender as ocorrências, o que ampliará muito as chances de salvar vidas”, disse Macruz.

Para o vereador Gilmar Rotta, esta era uma reivindicação do SAMU, devido à dificuldade para transitar em estradas de terra por falta de um mecanismo prático de localização espacial. “Assim que fiquei sabendo dessa demanda, há seis meses, procurei ajudar, entrando em contato com as empresas que poderiam contribuir com a doação dos GPSs. Um dos equipamentos, por sinal, foi comprado em conjunto, por mim e pelo vereador Moschini”, explicou.

O secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, disse que a parceria entre o governo municipal e a iniciativa privada é fundamental para o aprimoramento dos serviços públicos. “Essa relação fica fortalecida quando podemos contar com a postura proativa do Legislativo, em especial, dos vereadores Gilmar Rotta e Ronaldo Moschini, que nos ajudaram nessa questão específica”.