Saúde abre vagas para reforço da vacina contra Covid-19 com a Pfizer Bivalente

24 de fevereiro de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abre o agendamento para novo reforço da vacina contra Covid-19 hoje, 24/02, às 12h, para imunização que terá início a partir de segunda-feira, 27/02, com o imunizante Pfizer Bivalente, que é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra as novas variantes da Ômicron.
Poderá fazer o agendamento o público indicado pelo Ministério da Saúde que são idosos acima de 70 anos; pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, desde que tenham um intervalo de 4 meses da última dose recebida e tenham, no mínimo, o esquema primário completo (1° e 2° dose). A população que faz parte do grupo prioritário será ampliada de acordo com a chegada de novas doses e de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde.
Segundo explica o secretário de Saúde, Filemon Silvano, o horário da vacinação será ampliado em horário especial a partir da próxima semana. “Vamos manter o atendimento da população com todas as doses já disponíveis atualmente durante o dia. O novo público será atendido em várias unidades no período noturno, das 17h às 20h, ou seja, ampliaremos a quantidade de vagas disponibilizadas para a vacinação”, explicou Silvano.

Ainda segundo o secretário, as pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência e os funcionários que trabalham nessas instituições, assim como aconteceu em fases anteriores da vacinação, serão atendidas pelas equipes da Secretaria de Saúde nesses locais e não precisam fazer agendamento pelo VacinaPira.

DOCUMENTOS – A SMS reforça que para se vacinar contra a Covid-19 é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência em Piracicaba e comprovante de vacinação com a última dose recebida. Além disso, ainda é obrigatório o uso de máscaras em unidades de saúde, conforme Decreto Estadual. Até o momento, Piracicaba já aplicou mais de 1 milhão de doses de vacina contra a Covid-19.

OUTRAS DOSES – Ainda, de acordo com a SMS, na segunda-feira, 27/02, a partir das 8h, serão liberadas novas vagas para as seguintes doses e faixas etárias: 3ª dose para pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a 2ª dose há, pelo menos, 4 meses; 3ª dose para pessoas com 18 anos ou mais com alto grau de imunossupressão que tomaram a 2ª dose há, pelo menos, 28 dias; 3ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos com alto grau de imunossupressão que tomaram a 2ª dose há, pelo menos, 8 semanas; 4ª dose para pessoas com 18 anos ou mais com alto grau de imunossupressão que tomaram a 3ª dose há, pelo menos, 4 meses; 4ª dose para pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a 3ª dose há, pelo menos, 4 meses; 5ª dose para pessoas com 18 anos ou mais com alto grau de imunossupressão que tomaram a 4ª dose há, pelo menos, 4 meses.
Além disso, ainda há vagas disponíveis em primeira dose para todas as idades, a partir dos 6 meses; segunda dose para bebês de seis meses a dois anos que tomaram a primeira dose da Pfizer Baby até 02/02/23; segunda dose da Pfizer para quem tomou a primeira dose até 06/01/23 (12 a 17 anos) e até 04/02/23 (18 anos ou mais); segunda dose da Coronavac para quem tomou a primeira dose até 03/02/23; segunda dose de Astrazeneca para quem tomou a primeira até 06/01/23; terceira dose para adolescentes; primeira dose adicional Janssen para quem tomou a dose única até (28/12/22), segunda dose adicional Janssen para quem tomou a primeira adicional até 16/11/22 e terceira adicional Janssen para quem tomou a segunda adicional até 16/11/22.