Saúde agiliza diagnóstico de casos de dengue em Piracicaba

22 de janeiro de 2014 • Coordenação DAF

A Secretaria de Saúde de Piracicaba irá agilizar o diagnóstico dos casos de dengue no município a partir deste ano. Utilizado desde a semana passada pelo Laboratório Municipal, o kit dengue NS1 permite que o resultado do exame seja encaminhado às UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) em até duas horas após a coleta do sangue dos pacientes com suspeita da doença.

De acordo com Luiz Francisco Mendes, coordenador do Laboratório Municipal, o teste só tem eficácia para o sangue de quem apresente os sintomas há, no máximo, três dias. “O teste só pode ser aplicado nesses casos. Nos demais, continuaremos a fazer o diagnóstico por meio da sorologia, que continua a ser enviada à unidade do Instituto Adolfo Lutz em Rio Claro”, disse.

Mendes afirma que o teste NS1, conhecido como teste rápido, traz o resultado em apenas 15 minutos. “Depois de pronto, temos que fazer a digitação e enviar os dados para a UPA que está atendendo o paciente e também comunicar a Vigilância Epidemiológica. A maior vantagem é a rapidez no resultado do exame”.

Antes da utilização do NS1, a Secretaria de Saúde enviava as amostras de sangue para Rio Claro e aguardava até três semanas pelo retorno dos resultados. “O laboratório do Adolfo Lutz em Rio Claro atende um número muito grande de cidades e na época de maior incidência dos casos de dengue esse retorno do resultado chega a demorar em torno de 21 dias”, afirmou Mendes.

A aquisição dos testes rápidos de dengue foi determinada pelo secretário Pedro Mello no final do ano passado. Inicialmente foram investidos R$ 7.500 na compra de 500 kits. Uma licitação será aberta pela Secretaria de Saúde para a aquisição de mais unidades do teste, de acordo com as estatísticas dos casos de dengue registrados em 2013. Até esta quarta-feira (22) não haviam sido confirmados casos da doença em Piracicaba em 2014.