SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Saúde alerta para casos de “febre Chikungunya”

8 de julho de 2014 • Coordenação DAF

Até esta segunda-feira (7), foram registrados 17 casos da doença chamada “febre Chikungunya”, que é semelhante a dengue, sendo dois confirmados em Campinas. A doença é causada pelo vírus Alphavirus e também é transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti (transmissor da dengue) e Aedes albopictus seus principais vetores. A febre Chikungunya apresenta sintomas semelhantes aos da dengue: febre alta de início repentino, dor muito intensa nas articulações dos pés e mãos, tornozelos e pulsos, dores de cabeça e musculares e manchas vermelhas na pele. Parte dos infectados pode desenvolver a forma crônica da doença, com a permanência dos sintomas por um período de 6 meses a 1 ano. 

O grupo de pessoas em risco de apresentar a doença são as que viajaram para África, Ásia e América Central, onde há casos da febre, e retornaram ao Brasil com febre, dor no corpo e nas articulações. Essas pessoas devem procurar por um serviço de saúde com brevidade e comunicar o caso para que medidas necessárias sejam adotadas. “Embora não haja casos registrados em Piracicaba, é fundamental que caso alguém apresente os sintomas, informe imediatamente sobre viagens para esses locais”, alertou o secretário da Saúde, Pedro Mello.

Caso sejam identificados casos da “febre Chikungunya” em Piracicaba, a Secretaria da Saúde já tem um plano de ação para prevenção e controle. “Caso haja confirmação da doença em Piracicaba, nossas equipes farão o trabalho de bloqueio químico (nebulização) e mecânico (eliminação dos criadouros dos mosquitos) na região onde reside o paciente”, garantiu Pedro Mello. 

‹ voltar