Saúde alerta para imagem falsa enviada por meio de app de mensagens

24 de julho de 2023 • Felipe Poleti

A Secretaria de Saúde de Piracicaba alerta que para falsas mensagens que têm circulado no aplicativo de mensagens WhatsApp, nas quais supostos estudantes de enfermagem estariam nas ruas e passando nas casas para medir a taxa de glicemia para, assim, transmitir o vírus do HIV. A orientação é que a população não compartilhe essas mensagens e evite que a informação falsa circule.

Cabe esclarecer que a Secretaria de Saúde não oferta estes testes com equipes passando nas casas. Os testes de glicemia acontecem sempre nas unidades de saúde ou em eventos oficiais da Prefeitura, sendo amplamente divulgado com antecedência onde acontecerão. Desta forma, a orientação é que, caso apareça alguém solicitando o teste ou qualquer outro tipo de procedimento de saúde na porta da sua casa ou na rua que denuncie para a Polícia Militar por meio do telefone 190.

“É importante tranquilizar que esta notícia não tem ocorrido na cidade, no entanto, toda vez que a população entender que situação ‘X ou Y’ são suspeitas é dever do cidadão denunciar para que a polícia faça as devidas investigações”, informou o subsecretário de Saúde, Augusto Muzilli Jr.