SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Saúde amplia oferta de exames para diagnóstico de câncer de próstata durante o Novembro Azul

4 de novembro de 2022 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de quase 30% da população masculina, que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é da confirmação de 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Pensando na assistência integral, humanizada e com acesso ampliado, todas as unidades do Departamento de Atenção Básica (DAB) de Piracicaba vão trabalhar a prevenção deste tipo de câncer convidando os homens a irem às unidades de saúde para uma avaliação geral e encaminhamento para exames preventivos ao longo deste mês, dentro das ações do Novembro Azul.

Conforme a coordenadora de enfermagem do DAB, Tatiana Bonini, a parceria com o Laboratório Municipal permitiu, mais uma vez, a solicitação de exames de PSA prostático também pelo enfermeiro(a) nas unidades de saúde. “Para isso, precisamos que os homens procurem as unidades de saúde. É comum os homens procurarem menos o médico se comparado às mulheres, porém, é isso que precisamos enfrentar aqui, fazer com que eles procurem a Rede e façam os exames preventivos”, destacou.

É importante lembrar que o antígeno prostático específico (PSA) é o exame mais utilizado no auxílio ao diagnóstico de câncer de próstata e o sucesso do tratamento do câncer está diretamente relacionado à detecção precoce da doença e que aguardar por sintomas pode diminuir as chances de cura, uma vez que, especialmente no câncer de próstata, estes ocorrem apenas quando a doença já se encontra em estágio avançado.

Tatiana reforça que a solicitação e avaliação do PSA deve ser realizada associada com exame clínico, avaliação dos sinais e sintomas e histórico familiar, com análise dos fatores de risco, por médico ou enfermeiro(a). “Ressaltamos que os exames alterados devem passar por avaliação médica e ser encaminhados, conforme critério médico, ao especialista, dentro do sistema de Saúde”, completou.

O secretário de Saúde, Filemon Silvano, lembra que a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce, ou seja, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem procurar as unidades de saúde para conversar sobre o assunto, principalmente a respeito do exame de toque retal, “que permite ao médico avaliar alterações da glândula da próstata, como a presença de nódulos suspeitos”, disse.

 

FATORES DE RISCO

• A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência do câncer quanto a mortalidade por ele aumentam significativamente após os 50 anos;

• Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias;

• Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado;

• Exposições a produtos tóxicos: aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio), arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.

 

SINAIS E SINTOMAS MAIS COMUNS

• Alteração na frequência e padrões urinários

• Hematúria visível (sangue na urina)

• Disfunção erétil

‹ voltar