Saúde amplia Programa de Automonitoramento Glicêmico

14 de janeiro de 2014 • Coordenação DAF

A Secretaria de Saúde de Piracicaba anunciou a ampliação do Programa de Automonitoramento Glicêmico para pacientes com Diabetes mellitus (DM) que fazem uso de insulina e são atendidos pela rede municipal. De acordo com o secretário Pedro Mello, serão investidos R$ 144 mil na aquisição de insumos – lancetas e fitas – e na distribuição de 400 novos glicosímetros.

Atualmente a secretaria atende 3.628 pacientes inscritos no programa. Com a inclusão de novos pacientes, o atendimento do programa será ampliado em 11%. Segundo Pedro Mello, o cadastramento dos novos usuários terá início na segunda-feira (20). “A importância do automonitoramento glicêmico é fornecer aos usuários e profissionais da saúde os parâmetros para avaliar a eficácia do tratamento e a necessidade de ajustes da insulina. O automonitoramento glicêmico, associado à prática de atividade física, à alimentação adequada e ao uso da medicação, contribui para o controle do diabetes, evitando as possíveis complicações da doença e, garantindo, assim, a qualidade de vida de seus portadores”, afirmou o secretário.

O objetivo do programa é cadastrar e atender os cidadãos portadores do Diabetes mellitus que sejam usuários de insulina, por meio da disponibilização dos glicosímetros e do acesso contínuo aos insumos, garantindo assim o automonitoramento glicêmico.

A expectativa da secretaria é que a distribuição dos glicosímetros comece logo após a conclusão do cadastro dos novos pacientes. Os interessados devem procurar a farmácia municipal mais próxima de sua residência munidos de prescrição médica de insulina, número do cartão SUS ou matrícula na rede municipal de saúde, número de telefone e nome da unidade de saúde de referência.

Esta é mais uma ação do prefeito Gabriel Ferrato, que tem afirmado reiteradas vezes que a área da saúde será prioritária em seu governo.