Saúde Bucal amplia oferta de próteses dentárias

7 de março de 2014 • Coordenação DAF

A Secretária Municipal de Saúde de Piracicaba irá ampliar o número de próteses dentárias implantadas este ano em usuários da rede municipal. De acordo com Dirce Valério da Fonseca, coordenadora da Saúde Bucal do município, serão implantadas ao longo dos 12 meses do ano um total de 1.680 próteses. O número é 24,6% maior do que as 1.348 próteses implantadas em 2013.

“Buscamos atender de forma integral as necessidades dos pacientes. Quem perdeu os dentes precisa restabelecer isso para ter uma alimentação saudável e um convívio social normal. Por isso esse trabalho é tão importante”, destaca Dirce.

O número de próteses registrou crescimento gradativo nos últimos anos, com 504 peças em 2009, 561 em 2010, 1.166 em 2011, 1.270 em 2012 e 1.348 no ano passado. Serão investidos R$ 210.988 em 2014 na aquisição das próteses. Estão previstas no contrato a colocação de 1.680 peças, além de 50 reparos e outros 50 reembasamentos de próteses. “Isso não representa necessariamente o número de pessoas atendidas, pois muitos pacientes implantam duas próteses”, fala Dirce.

MUTIRÕES
De acordo com Dirce, atualmente 650 usuários aguardam a colocação de próteses na rede municipal. Para garantir atendimento e minimizar o tempo de espera, a Saúde Bucal tem realizado mutirões aos finais de semana.

Neste sábado (8), 75 pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) serão atendidos no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). “Optamos pelos sábados para ampliar a cobertura e também trazer mais conforto e atenção aos usuários, que são idosos em sua maioria”, afirma a coordenadora.