Saúde capacita 65 profissionais para ações do Dezembro Vermelho

28 de novembro de 2022 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS – Fotos: Isabela Borghese

A partir de dezembro, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, vai intensificar as ações de saúde voltadas ao Dezembro Vermelho, que é uma campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Desta forma, o Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas) realiza, desde a semana passada, capacitação de profissionais da rede de saúde municipal que vão atuar nas ações promovidas neste ano. Até o momento foram 65 pessoas capacitadas. O treinamento termina amanhã, 29/11.

Conforme explica Karina Corrêa Contiero, coordenadora de Vigilância em Saúde (Cevisa), a capacitação teve como foco o treinamento para novos executores de testes rápidos de diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, testes estes que terão sua oferta ampliada nos próximos 30 dias, por meio da campanha estadual Fique Sabendo. “Os testes já são oferecidos o ano todo, mas neste mês as ações são intensificadas. Ter as atenções voltadas para esta campanha é uma forma de levar orientações e combater o estigma relacionado ao HIV/Aids além de ofertar testes pensando em auxiliar no diagnóstico destas doenças e iniciar o tratamento o mais rápido possível, interrompendo a cadeia de transmissão”, destacou.

Treinamento para executores de testes rápidos para HIV, Sifilis e Hepatites B e C é realizado pelo Cedic

A principal agenda prevista para este mês é a Caminhada da Solidariedade, que acontece no dia 1º/12, quinta-feira, com concentração no largo do Mercado Municipal a partir das 8h30, passando pelas principais ruas do centro da cidade até chegar à Praça José Bonifácio, em alusão ao Dia Mundial de Lutra Contra a Aids. Além disso, também estão previstas ações de testagem rápida, das 8h às 12h, no dia 2/11, no PSF Jardim Vitória, e no dia 3/11, no Terminal Central de Integração (TCI) e no largo dos Pescadores. Todas as ações têm apoio da ONG Caphiv e Câmara Municipal de Piracicaba.

Saúde vai apliar a forta de testes rápidos ao longo do mês de dezembro em toda a rede pública de saúde

Conforme lembra o secretário de Saúde, Filemon Silvano, é importante realizar ações com o foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. “É importante destacar que ter HIV não é o mesmo que ter Aids, pois há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. No entanto, o vírus pode ser transmitido a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Com esse olhar, é essencial orientar sobre como se proteger em todas as situações e ampliar a oferta dos exames e testes rápidos para estas doenças, como já fazemos ao longo do ano por meio do Cedic e que intensificamos neste mês de dezembro”.

Cedic encerra a capacitação de profissionais da saúde nesta terça-feira, 29/11

IST Segundo informações do Ministério da Saúde, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, sendo transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções, mas, se não tratadas adequadamente, podem provocar diversas complicações e levar a pessoa, inclusive, à morte. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Piracicaba, o atendimento é realizado por toda a rede tendo como referência o Cedic (Rua do Trabalho, 634, Vila Independência), telefone (19) 3437-7800.