Saúde capacita médicos para atendimentos de pacientes com asma

18 de agosto de 2014 • Coordenação DAF

Cerca de 40 médicos da rede municipal de saúde participaram, no dia 7 de agosto, de uma capacitação voltada ao diagnóstico e protocolo de atendimento dos pacientes com suspeita de asma. O treinamento envolveu profissionais da Atenção Básica e das unidades de urgência e emergência (SAMU e UPAs).

Segundo a médica Anay Ferrer, coordenadora médica do Departamento da Atenção Básica, a capacitação buscou atualizar o conhecimento dos profissionais. “É uma reciclagem, onde foram discutidos os protocolos para atendimento dos pacientes com suspeita de asma e de outras doenças respiratórias”, disse.

Divididos em duas turmas, os profissionas receberam orientação dos médicos Murilo Piva (DPOC e asma em adultos) e Rogério Tuon (asma em crianças).

DIMENSIONAMENTO
Por orientação do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), teve início no dia 8 de agosto a capacitação de enfermeiros da rede municipal sobre o dimensionamento de pessoal nas unidas de saúde do município.

Na primeira turma, 26 enfermeiros da Atenção Básica receberam as orientações sobre como definir os tamanhos das equipes de cada unidade do município. A próxima turma está programada para o mês de setembro.