Saúde capacita servidores para ações de combate ao tabagismo

11 de maio de 2023 • Felipe Poleti

Autor: Texto e fotos: CCS

O tabagismo é uma doença crônica de dependência química da nicotina, presente no tabaco, e faz parte do grupo de transtornos mentais e comportamentais pelo uso de substância psicoativa. Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, 31/05, durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde realiza capacitação de profissionais de saúde na rede de Atenção Básica (DAB) com foco na atualização do Programa Municipal de Controle do Tabagismo.

Profissionais de diversas áreas da atenção básica participaram de capacitação para combate ao tabagismo

A primeira atividade aconteceu na tarde de quarta-feira, 10/05, no anfiteatro do Centro Cívico, e reuniu mais de 70 profissionais entre médicos, dentistas, enfermeiros e farmacêuticos das equipes capacitadas e credenciadas pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas). A atividade foi realizada por Cláudia Souza Miranda Barros Fonseca, coordenadora médica do DAB, Fernanda Maria Rovai Bado, coordenadora de Saúde Bucal, Elaine Regina Defavari, enfermeira apoiadora do DAB, e Ana Raquel Passari Faggin de Castro, coordenadora do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF).

Para a próxima semana, a capacitação será aplicada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e servidores que atuam no Consultório de Rua e no PAD (Programa de Assistência Domiciliar). As atividades serão das 13h às 16h, de quarta-feira, 17/05, e das 8h às 11h, de quinta-feira, 18/05, ambas no anfiteatro do Centro Cívico. Na oportunidade, a enfermeira Elaine Regina Defavari abordará o acolhimento e apresentação do programa tabagismo da SMS; o cirurgião dentista, Diego Tetzner Fernandes falará sobre a busca ativa de lesões orais malignas e potencialmente malignas; e o articulador do Programa do Tabagismo DRS-X, Fernando di Mase, vai discutir sobre a abordagem breve e mínima para cessação do tabagismo.

Elaine Defavari, Cláudia Barros, Ana Raquel e Fernanda Bado durante abertura da capacitação realizada nesta quarta-feira, 10/05

AÇÕES – Desde 2009, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve o Programa Municipal de Controle do Tabagismo. Atualmente, são 35 unidades de saúde de Atenção Básica, credenciadas no CRATOD para o atendimento de pacientes tabagistas que queiram cessar a dependência do cigarro.

Para ter acesso ao programa antitabagismo, a pessoa interessada deve procurar sua unidade de saúde de referência – no bairro onde mora – e solicitar adesão à enfermeira responsável pela unidade. O programa oferece atendimento individual ou em grupo. Aos pacientes atendidos pelo programa e que necessitam de tratamento com medicamentos, a Secretaria de Saúde disponibiliza de forma gratuita por orientação médica nas farmácias municipais.

ALERTA – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Fumantes têm um risco de duas a quatro vezes maior de contrair doença pulmonar pneumocócica invasiva, associada à alta mortalidade. Além disso, o risco de Influenza (gripe) é duas vezes mais alto e mais grave em tabagistas, em comparação aos não fumantes.

Cláudia Barros é coordenadora do programa municipal de combate ao tabagismo

Dicas para parar de fumar

– Defina uma data para deixar de fumar.

– Até chegar essa data, reduza o número de cigarros diariamente. Comece adiando o primeiro cigarro do dia e evite fumar após as refeições. Cada cigarro a menos ajuda a preparar o seu corpo para o dia definitivo da parada;

– Na noite anterior ao dia definido para deixar de fumar, molhe com água todos os cigarros restantes e jogue-os no lixo. É importante não guardar nenhum cigarro para não correr o risco de fumar quando sentir vontade;

– Não saia para comprar cigarros quando a vontade bater. Lembre-se de que essa vontade dura somente cinco minutos. Para se distrair, assista televisão, ouça música ou faça qualquer outra atividade de lazer para o tempo passar mais rápido,

– Não desanime! A vontade diminuirá à medida que os dias forem passando e os pulmões começarão a funcionar melhor.